Sete pesquisadores da Unicentro figuram no AD Scientific Index

A Unicentro teve sete pesquisadores citados no AD Scientific Index, ranking que lista os 10 mil cientistas mais influentes da América Latina. São nomeados na classificação os professores Afonso Figueiredo Filho e Fabrício de Ávila, do Departamento de Engenharia Florestal; Juliana Bonini, Najeh Maissar Khalil e Paulo Renato de Oliveira, do Departamento de Farmácia; Luciano Farinha e Marcos Ventura Faria, do Departamento de Agronomia.

A classificação, explica o professor Marcos, que também é pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unicentro, leva em consideração diversos fatores. “Considera um coeficiente de produtividade total dos últimos cinco anos, levando em conta o número de citações no Google Acadêmico, o Índice i10, o Índice H – que são índices que qualificam a pesquisa científica, as produções e publicações. Os pesquisadores que aparecem nesse índice têm que ter um perfil público e o e-mail institucional cadastrados para que eles possam ser detectados pelo índice”.

Para o professor, estar entre os pesquisadores mais influentes da América Latina representa o reconhecimento pelo trabalho que vem sendo desenvolvido na universidade. “Significa o reconhecimento pessoal dos pesquisadores, bem como o reconhecimento da pesquisa que vem sendo desenvolvida na Unicentro, vinculada à graduação e, principalmente, à pós-graduação, que essa pesquisa é reconhecida e tem um nível de qualidade compatível com as pesquisas que são realizadas em todo o mundo, em toda a América Latina, no caso”, avalia Marcos.

Sentimento de satisfação que é compartilhado também pelo professor Paulo Renato. O docente concentra as pesquisas em dois focos – controle da qualidade de medicamentos, e desenvolvimento e aprimoramento de medicamentos já existentes.  Para ele, ser citado no ranking é a resposta positiva ao trabalho que desenvolve em parceria com outros professores da Unicentro e, também, com outras instituições nacionais e internacionais. “É muito importante, é muito gratificante porque mostra o trabalho do grupo de pesquisa, porque não é um trabalho só meu. Tenho alunos desde iniciação científica, até mestrado e doutorado. Então, mostra que todo esse trabalho está no caminho certo. A gente está colhendo esses frutos e, ao mesmo tempo, a gente consegue retornar para a sociedade produtos, conhecimentos e alunos formados com excelência aqui na nossa Unicentro”, diz.

O professor Afonso Figueiredo Filho é vinculado ao Departamento de Engenharia Florestal, no campus Irati. As pesquisas que desenvolve têm como área de concentração o manejo de florestas plantadas e nativas, com foco no desenvolvimento de tecnologias capazes de avaliar as áreas e monitorar sua dinâmica. O professor também ressalta a importância de figurar na lista dos cientistas mais influentes e pontua que o reconhecimento é resultado de um trabalho feito a muitas mãos. “Estar no ranking de pesquisadores mais influentes da América Latina, realmente, é uma honra para mim. Quero ressaltar que isso é o fruto do trabalho conjunto com muitos colegas, professores, pesquisadores da nossa Unicentro e também da UFPR, da Embrapa, e dos muitos alunos que tive o prazer e a satisfação de trabalhar junto. É o fruto do trabalho de um grupo de pesquisa, um grupo grande de pesquisa, que tive e tenho o prazer de coordenar há mais de duas décadas. É um orgulho para mim fazer parte dessa lista e de ser um dos representantes da nossa Unicentro”.

O reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, e o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Bona, também destacaram a importância do ranking como forma de projetar a produção das universidades paranaenses e de reforçar a necessidade de mais investimentos na área científica.”Mostra a qualidade das nossas pesquisas e a Unicentro, juntamente com todas as nossas outras universidades do estado, colocaram no Brasil, o segundo estado que mais tem pesquisadores nesse ranking. Esperamos com este resultado significativo, que tanto no nosso estado, quanto no nosso país, o governo, as esferas, as fundações de amparo à pesquisa olhem a importância da pesquisa e que a nossa pesquisa na Unicentro seja mais valorizada. Em nome da Unicentro, nós parabenizamos todos esses professores que estão aí ranqueados e que são um orgulho, uma satisfação para nossa Unicentro”, afirma o reitor da Unicentro.

Já Bona, finaliza registrando “os parabéns à comunidade científica paranaense das nossas universidades estaduais e, também, do sistema federal que aparecem neste ranking, destacando que o grande desafio que temos assumido é fazer com que toda esta ciência possa, cada vez mais, servir ao desenvolvimento da população paranaense, à melhoria das condições de vida de todos os cidadãos”.