Unicentro tem representantes na Expo Dubai

Promover o Paraná para o mundo através dos potenciais inovadores, do turismo e das oportunidades de negócios no estado. Esse é o principal propósito da missão que irá levar representantes paranaenses para o centro de uma das maiores exposições internacionais de negócios – a Expo Dubai, nos Emirados Árabes. A feira global conta com a participação de mais de 190 países e, nesta edição, são esperados cerca de 25 milhões de visitantes. A comitiva paranaense é composta por representantes do governo estadual, de municípios e de empresas que almejam captar novos investimentos no exterior através da exposição de ideias, pesquisas e o potencial produtivo do Estado.

A Unicentro estará representada na Expo Dubai pelos professores Marcio Fernandes, diretor da Crie, que a Central de Relacionamento Institucional, Inovação e Empreendedorismo; Ricardo Miyahara, diretor do campus Cedeteg; e Ademir Fanfa Ribas, vice-reitor da universidade. Os três, ainda, integram o Cilla Tech Park – uma associação sem fins lucrativos que busca desenvolver e fomentar novas ideias dentro e fora de Guarapuava.

O professor Ricardo Miyahara explica que o evento busca discutir três grandes áreas, tendo como temas escolhidos, neste ano, a mobilidade, a sustentabilidade e as oportunidades. “Em sintonia com esses três grandes eixos – sustentabilidade, oportunidades e mobilidades, serão discutidos o desenvolvimento dos países focados nesses três temas. O Brasil, por exemplo, terá um pavilhão inteiro destinado a ele. Então, vai se chamar Pavilhão Brasil e, dentro deste pavilhão, terão alguns dias destinados a alguns Estados, como o Paraná. Então, nos 10 dias de evento destinados ao Brasil, dois dias deles serão destinados a atividades relacionadas com o Estado do Paraná, e estando relacionado com o Paraná, nós aqui de Guarapuava temos a missão de representar Guarapuava para negócios, oportunidades que possam acontecer com empresas, investidores e atividades correlatas em parceria com países do mundo inteiro”.

Integrantes da comitiva guarapuavana na Expo Dubai

Ricardo ainda destaca que o foco da comitiva guarapuavana é a busca por oportunidades e parcerias com empresas, investidores e programas correlatos com diversos países, apresentando atividades voltadas para o município e a região. “Temos foco, por exemplo, no Vale do Genoma, temos ali também um grupo forte na área de erva-mate, na parte moveleira, tendo áreas específicas que podem ser investidos por esses investidores do mundo inteiro. A Unicentro, por exemplo, tem essas pesquisas muito bem voltadas e correlacionadas com essas empresas. Então, pode ser um elo forte para fazer ligações com essas empresas do mundo inteiro, empresas, instituições de pesquisa, investidores”, diz.

Na feira global, que teve sua primeira edição em 1851, o Paraná contará com uma das maiores comitivas de negócios já enviadas. Para o vice-reitor da Unicentro, Ademir Fanfa Ribas, o momento de retomada da economia mundial, o potencial inovador apresentado por Guarapuava e as atividades de ensino, pesquisa e extensão oferecidas pela universidade serão grandes atrativos. “Essa conexão que nós temos na nossa cidade e região é o que vai ser apresentado nesse evento de Dubai, mostrando as potencialidades que a nossa universidade tem. Aí nós vamos ter uma boa oportunidade de termos um network com universidades internacionais, com o que eles estão fazendo, o que universidades de outros países estão fazendo na sua pesquisa, na extensão e no ensino, vamos mostrar o que nós estamos fazendo, o que nós fizemos na pandemia que foi reinventar o ensino superior através do ensino remoto. Acredito que essa relação, que essa parceria, esse network, essa conexão será muito importante para a nossa cidade, para nossa região e principalmente para a Unicentro”, avalia Ademir.

O governador do Paraná, Ratinho Junior, também destaca a expectativa de concretizar investimentos e boas parcerias para o Estado. “Nós queremos trazer negócios para o Paraná, trazer investidores, trazer indústrias, trazer parceiros que possam fazer negócios com as empresas paranaenses  e nós queremos que os empresários paranaenses possam vender produtos para outros países e lá é uma grande central de negócios. Então, vai vir gente do planeta todo, do mundo todo para essa feira que, automaticamente, tem um potencial para nossas cidades e para nosso Estado”.