Campus Cedeteg realiza homenagem póstuma para membros da comunidade universitária

Na última sexta-feira (24), o Campus Cedeteg recebeu parentes e amigos de docentes e acadêmicos ligados ao campus que faleceram entre os anos de 2019 e 2021. O objetivo era homenagear e eternizar a cada um por meio do plantio de uma árvore.

Irmã do docente Sandro Aparecido dos Santos, falecido em junho de 2021, Simone Lucia dos Santos compareceu com a família à solenidade. “Ele deve estar muito orgulhoso, porque é uma homenagem singela. O Sandro não era uma pessoa de se vangloriar, ele era muito humilde. Então, eu acho que foi uma homenagem a altura dele. Foi muito bonito e vai ficar eternizada aqui nessa árvore com o nome dele. Foi muito emocionante”, disse. Sandro faleceu após uma longa luta contra a Covid-19. Docente do Departamento de Física desde 1999, Sandro também já foi agente universitário e diretor do Campus Avançado de Laranjeiras do Sul. “Nós estamos sentindo muito a falta dele, porque ele era mais que um pai, mais que um irmão, mais que um amigo, um conselheiro. Tenho certeza que ele também está fazendo falta na área acadêmica, como cidadão, empresário, enfim. Quero agradecer, em nome da minha família, esta homenagem prestada aqui a todos que faleceram desde 2019, em especial ao meu irmão, a todos os que se envolveram nesse projeto desta homenagem.” declarou Simone, que hoje é gestora de um pólo universitário na cidade de Laranjeiras do Sul, compartilhando e levando adiante o sonho do irmão.

Amigo próximo de Sandro, a quem considerava um irmão, o diretor do Campus Cedeteg, professor Ricardo Miyahara, emocionou a todos durante a sua fala. O ato simbólico já é tradição e busca eternizar cada membro da comunidade acadêmica que atuou no campus. “Hoje nós fizemos esta singela homenagem, o plantio das árvores para lembrar de cada pessoa que passou por aqui e, infelizmente, nos deixaram nos últimos dois anos. Temos esta tradição de fazer o plantio de uma árvore para simbolizar e eternizar essa pessoa que passou por aqui e nos deixou. Essa pandemia acabou trazendo o agravamento de muitas comorbidades, perdemos não só pessoas pela doença, mas também tivemos dois alunos nossos que foram violentamente assassinados. Todos eles eram muito importantes para o campus. Esse plantio é só uma homenagem simbólica, mas o nome deles vai ficar aqui, isso é o que importa para gente, que todos lembrem que essas pessoas foram importantes para o campus e que a gente vai deixar o campus mais bonito homenageando eles”, declarou.

Uma árvore foi plantada em homenagem a cada servidor (Foto: Coorc)

A cerimônia contou com uma missa católica, celebrada pelo padre João Rocha, do Santuário Divina e Trina Ternura. Levando conforto às famílias e amigos, o celebrante fez uma analogia para mostrar que que a morte não é um fim. “Eu acredito que o pessoal não pensa na vida além da morte, pensa na morte e depois tudo acabou. A primeira casa é o seio da nossa mãe, é o útero da nossa mãe, a segunda casa é esse mundo maravilhoso, mas a terceira é inimaginável”.

O reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, compareceu à cerimônia e rememorou cada homenageado em seu discurso. “Hoje nós tivemos aqui esse momento de homenagear, de agradecer as pessoas que passaram pela nossa universidade, que deixaram a sua marca e a sua marca ficará, não somente por todas as ações que eles desenvolveram, mas também por esta árvore, esta singela homenagem aos nossos estudantes, aos nossos professores. Agradeço a toda a comunidade que aceitou este convite e esteve aqui conosco nesse sentido de rememorar e relembrar a estas pessoas. Nós sabemos que eles estão em algum lugar olhando pela gente, pelos seus familiares. Então, é um momento de gratidão a essas pessoas que fizeram a diferença aqui na nossa universidade, em especial aqui no nosso Campus Cedeteg”, declarou Fábio Hernandes, que foi diretor e é docente do campus.
Onze foram os homenageados – seis acadêmicos de graduação e pós-graduação e cinco professores:

– Wycaro Elias Domingues de Deus, acadêmico do curso de graduação em Física;

– Katielle Rosalva Voncik Córdova, docente do Departamento de Engenharia de Alimentos;

– Gilberto Franco de Souza, docente do Departamento de Matemática;

– Marcos Maciel Schneider, acadêmico do Mestrado em Geografia;

– Sérgio Toshio Fujiwara, docente do Departamento de Química;

– Marcos Sisnandes Konopacki, acadêmico do curso de graduação em Matemática;

– Eduardo Mateus Moresco, acadêmico do Mestrado em Ciências Veterinárias;

– Christiane Menezes Romão Rampim, acadêmica do Doutorado em Ciências Farmacêuticas;

– Adriel Da Rosa, acadêmico do curso de graduação em Geografia Bacharelado;

– Sandro Aparecido Dos Santos, docente do Departamento de Física;

– Tony Alexander Hild, docente do Departamento de Ciência da Computação.