Alunos de Enfermagem participam de mutirão para a realização de exames ginecológicos

O câncer do colo do útero é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano, o HPV, que provocam alterações celulares. Em 2020, segundo o Instituto Nacional de Câncer, ligado ao Ministério da Saúde, estima-se que foram mais de 16 mil novos casos desse tipo de câncer, que poderiam ser evitados com a realização periódica do exame ginecológico preventivo. Por isso, nesse mês de setembro, o Departamento de Enfermagem da Unicentro e a Unidade Básica de Saúde do bairro Bonsucesso promoveram uma campanha para a realização desses testes.

A enfermeira da Unidade Básica Juliana Moleta é uma das idealizadoras do projeto. Ela explica que, em decorrência da pandemia, muitas mulheres deixaram de comparecer às unidades de saúde para a realização do exame, que deve ser feito periodicamente. “Em decorrência da pandemia de Covid-19 muitos atendimentos acabaram ficando suspensos. Com isso, as mulheres, que periodicamente realizam seus exames, também acabaram atrasando os seus agendamentos. Com a ajuda dos agentes comunitários de saúde, nós fizemos um levantamento na unidade Bonsucesso das mulheres que não realizaram os exames preventivos do colo do útero nos últimos três anos. Então, essa coleta, esse programa de preventivos foi programado”.

As coletas foram realizadas em parceria com a disciplina de Saúde da Mulher e da Criança, coordenada pela professora do Departamento de Enfermagem, Maria Lucia Raimondo, que destaca a colaboração com a unidade, que é um dos campos de estágio dos discentes. “Esta unidade é um dos campos para os estágios curriculares do curso de Enfermagem da Unicentro. A partir disso, construímos uma parceria que vai além dos estágios que acontecem lá e, assim, quando o profissionais realizam ações extracurriculares na comunidade, eles podem contar com o apoio dos professores e alunos da Unicentro”.

O exame preventivo do colo do útero é preconizado pelo Ministério da Saúde e é oferecido gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde. Devem fazer o exame anualmente todas as mulheres em idade fértil – isto é, dos 25 aos 64 anos, que são as que apresentam um maior risco de desenvolver a doença. As coletas no Bonsucesso, realizadas em parceria com o Departamento de Enfermagem, ocorreram em dois sábados desse mês de setembro.

Testes foram agendados e realizados em dois sábados de setembro

Essa parceria que o Departamento de Enfermagem, através da universidade, mantém com as Unidades Básicas de Saúde do Município de Guarapuava é indispensável para a formação acadêmica dos futuros enfermeiros pois é lá, na prática real, que eles identificam as necessidades de saúde da população, que planejam e implementam as ações de cuidado de forma individual ou coletiva”, afirma Maria Lucia.

Para a aluna Andrielly de Campos Moreira, que está no quarto ano do curso de Enfermagem, a ação se mostra muito relevante para os discentes, já que essa é uma forma de forma direta de exercerem a prática profissional. “É de extrema importância que os alunos de Enfermagem aproveitem essas oportunidades práticas para relacionar a teoria, que já foi estudada em sala de aula e no laboratório, com a prática propriamente dita. Essa aproximação vai permitir além do ganho da experiência, observar e refletir sobre a realidade das ações em saúde no município e, também, planejar como atuar”.

Qualquer mulher pode e dever realizar o exames preventivos. Para isso, basta ir até a UBS do bairro onde morar e fazer o agendamento. O teste deve der feito uma vez por ano, já que quanto antes a doença for diagnosticada, maiores são as chances de cura.