Unicentro contará com Centro de Escrita Acadêmica

A Unicentro avançou mais um passo em direção à internacionalização. Agora, a universidade integra a Rede Award para a criação de Centros de Escrita Acadêmica, os Writing Centers. A partir de uma iniciativa da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, a Seti, em parceria com a Universidade Federal do Paraná, os centros de escrita serão implantados nas setes universidades estaduais.

De acordo com a professora Ana Raquel Fialho Ferreira Campos, docente adjunta do Departamento de Letras e coordenadora institucional do projeto, o objetivo principal é contribuir para o aumento de publicações em língua inglesa por pesquisadores das instituições de ensino superior, por meio do atendimento de assessoria acadêmica, revisão e tradução de artigos de forma gratuita. “Outro objetivo do Centro é contribuir com a comunidade acadêmica através de um trabalho de assessoria, servindo como interlocutor, como ouvinte de pesquisas em andamento, de textos sendo escritos, dos quais os autores possam querer receber um feedback e possam discutir ideias, discutir sobre o gênero acadêmico”, diz.

O Centro de Escrita, destaca ainda a professora, passará a funcionar no mês de outubro e será um projeto que oferecerá iniciativas relacionadas à escrita acadêmica, como webnários, palestras e workshops. “Neste momento, mesmo de modo online, o Centro funcionará com todos os atendimentos de modo completo, tanto de assessoria acadêmica, quanto de revisão e traduções gratuitas”.
A professora ainda pontua que o trabalho de assessoria, que é a conversa com os autores, será feito por meio de agendamento. Os horários serão disponibilizados também de forma online. O trabalho de revisão e tradução será feito por meio de editais. A ideia, acrescenta, é ampliar os trabalhos oferecidos. “A cada dois meses, um edital será aberto, com um número específico de vagas, para o recebimento dos textos. Também está dentro dos nossos planos futuros ter novas parcerias para que o Centro de Escrita não fique limitado apenas à língua inglesa. Estamos cientes, claro, do predomínio da língua inglesa na questão acadêmica e nas publicações científicas, no entanto, temos planos e objetivos de abrir para que haja publicação em outras línguas também”.

O Centro de Escrita é voltado a toda a comunidade acadêmica – graduandos, pós-graduandos e docentes. Dessa forma, destaca a professora, o projeto deve beneficiar a universidade de forma geral, promovendo e impulsionando o processo de internacionalização na Unicentro. “O Writing Center é uma ação de internacionalização, pois ele contribuirá com o aumento de publicações em língua inglesa e demais línguas, futuramente, contribuirá com o aumento de publicações internacionais através desses atendimentos de revisão, de traduções de textos de forma gratuita. Há um grande apoio do estado e, também, há um grande apoio das instâncias superiores da Unicentro. Então, vai vir com muita força e estamos muito otimistas porque vemos, realmente, a possibilidade e muita contribuição do Writing Center para a Unicentro”, finaliza.