Unicentro abre, nessa sexta, inscrições para os encontros de Iniciação Científica

As inscrições para o 30. Encontro Anual de Iniciação Científica, para o 1. Encontro Anual de Iniciação Científica Júnior e o 1. Encontro Anual de Iniciação Científica Internacional abrem nessa sexta-feira, 10 de setembro. Os eventos marcam o encerramento dos editais para as pesquisas de IC realizadas ao longo dos últimos 12 meses, além de possibilitarem a troca de experiências, a exposição de ideias e os debates entre pesquisadores de todas as áreas do conhecimento, como destaca o professor Luciano Farinha, que é diretor de Pesquisa da Universidade. “Serão apresentados os resultados dos projetos, dos planos de trabalhos desenvolvidos pelos alunos que participam do Programa de Iniciação Científica da Unicentro. Então, quem pode participar são os alunos que estão inscritos no programa do ano, no período 2020-2021. Esses alunos vão apresentar os resultados que foram obtidos durante todo esse período de um ano”.

Carla Amaral é aluna do quarto ano de Publicidade Propaganda e vai participar do Eaic, apresentando trabalho, pelo segundo ano. Para ela, todo o processo de construção da iniciação científica tem sido essencial para o seu desenvolvimento acadêmico e pessoal. “Toda essa interação, depois de meses intensos de pesquisa, apresentar o trabalho é de grande valor e é muito importante, principalmente para o meu aprendizado para mim, como acadêmica”, avalia.

O Eaic Junior é voltado para os alunos do Ensino Médio que desenvolveram seus trabalhos de pesquisa, sob orientação de professores da Unicentro. Larissa Zemolin Capra, do segundo ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Segredo, de Foz do Jordão, pesquisou a estrutura dinâmica da floresta ombrófila mista aluvial, com orientação de Sandra Rozanski e Luciano Farinha. “Com a iniciação, nós conseguimos nos aprofundar em conteúdos diferentes da nossa realidade e isso foi de extrema importância também para nossos estudos, além de adquirir novos conhecimentos, conseguimos compreender assuntos que estão avançando nas pesquisas também”.

Segundo o professor João Ruaro, do Departamento de Fisioterapia e orientador de iniciação científica, com a participação no programa de IC, o aluno consegue aprender todo o passo a passo de uma pesquisa acadêmica. “Além de que, estimula para que, na vida profissional dele, ele desenvolva uma carreira com a prática baseada em evidências. Isso é o mais importante, o que vai ficar depois para o aluno que conseguir desenvolver uma iniciação científica”, defende.

Esse ano, o evento contará com a primeira edição do Encontro Anual de Iniciação Cientifica Internacional, que possibilitará que estudantes de outros países também compartilhem suas pesquisas com os alunos e pesquisadores da Unicentro, como conta o professor Farinha. “Nós convidamos alguns países, alguns estudantes de outros países para apresentar seus trabalhos aqui, como uma forma de intercâmbio e de internacionalização. Até o momento, nós temos a participação de Portugal, Panamá, México, Paraguai e estamos aguardando ainda a confirmação do Uruguai e da Bolívia”.

As inscrições para o Eaic, para o Eaic Junior e para o Eaici seguem abertas até dia 30 de setembro para apresentadores e até 11 de novembro para ouvintes.