Unicentro promove 34. Festival de Arte Folclórica

Promover a cultura popular brasileira. Esse é o objetivo do Festival de Arte Folclórica, realizado pela Diretoria de Cultura (Dirc) da Unicentro há 34 anos. Nesse ano, assim como no passado, em virtude da pandemia de Covid-19, as atividades integrantes da programação estão sendo realizadas de forma remota.

Desde o último dia 16, as redes sociais da Dirc estão com postagens diárias sobre diversos aspectos da nossa cultura, como música, dança e culinária. “Estamos, por meio das mídias sociais, postando as edições anteriores do Encontro, bem como gravações específicas sobre o folclore feitas por artistas guarapuavanos para esse ano. Então, é uma forma de nós promovemos o Encontro, mesmo em tempos de pandemia e isolamento, e não deixar as tradições não serem lembradas e mantidas, que é o principal objetivo do Encontro da Arte Folclórica da Unicentro”, complementa a diretora de Cultura da universidade, professora Níncia Teixeira.

Além da exposição “Folclore em rede”, disponibilizada no Facebook dirc.unicentro e no Instagram @_dirc, a programação conta com apresentações ao vivo no palco do Auditório Francisco Contini nessa quinta-feira, 25 de agosto, a partir das 19h. O público em geral, como conta a agete universitária Elizabete Ribas Lustoza, poderá acompanhar em tempo real pelo canal da Unicentro no YouTube. “Será exibido a um documentário em homenagem aos 34 anos do evento e de toda essa trajetória também dos grupos folclóricos e étnicos”.