Professora da Unicentro é palestrante da Oficina Regional de Aleitamento Materno

Agosto Dourado é um mês dedicado à promoção do aleitamento materno, considerado alimento de ouro pela Organização Mundial de Saúde. Em alusão à data, está acontecendo a terceira Oficina Regional de Aleitamento Materno, uma iniciativa da 8ª Regional de Saúde do Paraná e da Secretaria Municipal de Saúde de Francisco Beltrão, com apoio da Secretaria de Saúde do Paraná e da Escola de Saúde Pública do Paraná, em parceria com vários órgãos da área da saúde e também da educação, como a Unicentro, por exemplo. Representando a universidade no evento, com uma participação em uma das oficinas, estará a professora Cristina Fujinaga, docente do Departamento de Fonoaudiologia e coordenadora do projeto Cuida Bem e do Laboratório de Pesquisa Infância, Família e Comunidade.

Cristina destaca a importância da Oficina Regional, que está acontecendo em ambiente virtual de forma gratuita. “Esse evento é de extrema importância porque trata de um tema extremamente relevante, que é o aleitamento materno, e ele também está em consonância com a Campanha Mundial de Aleitamento Materno, que este ano tem como tema ‘Proteger a amamentação é uma responsabilidade de todos’. Vão palestrar profissionais de diversas áreas da saúde, com conteúdos diversos, para ajudar mães e bebês a conseguir manter o aleitamento materno. Vai ser bastante prazeroso participar e representar a Unicentro”.

A oficina que contará com contribuições da professora Cristina será nesta sexta-feira, seis de agosto, com início às 9h da manhã. A programação começa com a docente da Unicentro falando sobre “Aleitamento Materno e as disfunções orais: como identificar e quando encaminhar?”. Depois, ao longo da manhã e à tarde, outros profissionais convidados versarão sobre temas complementares – a “Frenectomia Lingual”, “Prontidão para início da introdução alimentar”, “Gestação na pandemia: notas orientativas”, “Assistência ao recém-nascido de mãe com covid-19” e “Da gestação ao puerpério em tempos de pandemia: o que muda?”.

“Ele tem com objetivo fortalecer e estimular o aleitamento materno, capacitar profissionais, qualificar acadêmicos dos cursos da área da Saúde para atuar no mercado de trabalho e sensibilizar a população sobre a importância da amamentação. São três pilares de atuação este ano – palestras ao vivo, palestras gravadas e também um ‘mamaço virtual’, onde várias mulheres serão convidadas para contribuir com esse mamaço, para demonstrar a importância do aleitamento materno”, comenta a professora da Unicentro sobre os objetivos dessa programação, convidando para as demais atividades previstas na 3ª Oficina Regional de Aleitamento, que segue com ações até a próxima quarta-feira, 11 de agosto.

A transmissão das palestras ao vivo pode ser conferida no canal da Escola de Saúde Pública do Paraná, no YouTube (youtube.com/EspprVirtual).