Curso de Administração de Irati promove Aula Inaugural

Nos últimos anos, osefeitos do aquecimento global e a escassezde recursos energéticos do planeta têm se intensificado, gerando debatessobre a importância da sustentabilidade. Com o intuito de incitar reflexões críticas sobre a temática, o curso de Administração do Campus Irati da Unicentropromoveu uma aula inaugural com este foco. O chefe do Departamento de Administração, professor Maurício Atamanczuk, discorre sobre as vantagens de atividades como esta, para além da sala de aula tradicional. “Eventos como este marcam o início do ano letivo, proporcionando aos acadêmicos uma interação com as demais turmas, uma reflexão fora do ambiente da sala de aula. Além disso, é uma oportunidade de debates de temas que são relevantes para a carreira, para profissão, que estão sendo debatidos atualmente e são emergentes e sensíveis à sociedade”.

Intitulada “Sustentabilidade: entre discursos, práticas e desafios na gestão”, a aula inaugural de Administração teve como palestrante convidado o professor da Universidade Positivo Luiz Gustavo Alves de Lara, que é pesquisador da área de Estudos Críticos Organizacionais. Durante sua fala, Luiz Gustavo abordou o papel dos gestores e empresas na construção de um prognóstico que possa garantir o atendimento às necessidades das futuras gerações. “As organizações ocupam um lugar central na possibilidade de um futuro diferente, porque são organizações e empresas que tomam decisões capazes de impactar, mais ou menos, nos indicadores do desenvolvimento sustentável. São empresas que tomam decisões que tem capacidade de frear ou agravar os problemas que enfrentamos e aqueles que estão por vir”.

O palestrante também indicou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU, a Organização das Nações Unidas, como um norte para as ações transformadoras. “Apostamos na formação de gestores capazes de impactar positivamente na construção de uma sociedade sustentável para que, além de articular o vocabulário da sustentabilidade, tomem decisões mediadas por esses valores, o que é uma questão ética e prática, não é mais só uma questão de discurso”, avalia.

Ao acompanhar os debates, o estudante de Administração Matheus Felipe Matias conseguiu relacionar diversos pontos importantes para sua formação. “Está relacionada ao curso de diversas formas, mas, especialmente, no contexto da atuação do gestor frente aos dilemas que a sociedade atual impõe quanto à temática da sustentabilidade, dando essa necessidade de equilíbrio que as empresas precisampara não mais apenas manter sua imagem, mas manter um compromisso com a sociedade e o meio. A palestra somou no sentido de ser um chamado de todos para assumir a responsabilidade na construção de um mundo mais justo, mais igualitário e mais sincero quanto à temática da sustentabilidade”.

Além de contribuir criticamente para a formação dos estudantes de Administração, a aula inaugural do curso também foi uma oportunidade para os alunos, como o Luis Lechiv, participarem dos bastidores e aprenderem mais sobre como organizar um evento.“Eu estive envolvido na parte de feedback em relação aos comentários do YouTube, da transmissão ao vivo, e também organizei as questões que foram passadas ao palestrante. Foi interessante ver os pontos analisados, a questão de cronogramas, das pautas que iam ser ditas e como foi feito todo o processo durante a transmissão”, relata.