Bibliotecas da Unicentro voltam a atender presencialmente

Bibliotecas da Unicentro voltam a atender presencialmente

As bibliotecas da Unicentro, que estavam com horário de atendimento diferenciado em virtude da pandemia de coronavírus, retornaram com as atividades presenciais. Agora, os usuários podem circular pelos corredores e consultar o acervo disponível nas prateleiras. No Cedeteg e no Santa Cruz, o atendimento é realizado em dois turnos – pela manhã, das 8 horas ao meio-dia; e a tarde, entre 13h e 17 h. Já no campus Irati, o horário de atendimento diário é das 8h30 às 11h.

O retorno dos atendimentos, como explica o diretor-geral da biblioteca, Fabiano Jucá, foi feito de forma progressiva. “Depois que a cidade saiu da bandeira laranja e foi para a amarela, nós fomos liberando o acesso aos poucos, à medida que os números de casos ativos na cidade diminuíram. Quando caiu para menos de 1000 casos ativos, nós reabrimos, de fato, a biblioteca para o público, para atendimento não somente via guichê, mas também no local, no espaço de circulação, atendimento e acervo”.

De acordo com Fabiano, o limite de pessoas, simultaneamente, dentro da biblioteca, por enquanto, é de cinco pessoas. Os usuários podem circular normalmente pelo espaço e, inclusive, estudar no local. Porém, precisam seguir todos os protocolos de segurança. “O uso de máscara é obrigatório. Temos também dispensers de álcool gel na entrada das bibliotecas e a gente tem procurado evitar que as pessoas fiquem muito próximas nas mesas. Até o momento, em função do fluxo pequeno, nós não sentimos a necessidade de fazer agendamento para que eles estudem lá dentro”. 

Fabiano ainda lembra que a devolução dos livros – tanto os emprestados a partir de agora, quanto o acervo que já estava com os usuários das bibliotecas – também já foi retomada. “Inclusive, todo o material que ainda está emprestado desde o início da pandemia, lá em março de 2020, pode ser devolvido sem cobrança de multa” reforça.

Deixe um comentário