Campus Irati homenageia servidoras aposentadas

Expressar gratidão pelos anos dedicados à Unicentro. Esse foi o intuito da entrega de placas com frases de agradecimento à duas servidoras da universidade recém aposentadas que atuaram na unidade universitária de Irati. Eunice Catarina Bianco e Ivonete Silva Martins estiveram presentes em diversos momentos importantes da Unicentro, desde a sua estadualização, até o ano passado, quando assinaram a aposentadoria pela universidade.

“Desde o ano passado, quando verificamos junto do RH que elas estavam assinando e recebendo a aposentadoria, nós duas, eu e a professora Adriana, já sinalizamos a vontade de fazer uma homenagem, pois entendemos que trabalhar mais de 30 anos dentro da nossa instituição merecia essa homenagem”, discorre a diretora do Campus Irati, professora Andrea Nogueira Dias.

A homenagem às servidoras aposentadas contou com discursos, retrospectiva com fotos, música e presentes. Ambas fizeram parte da história da Unicentro, desde quando a instituição ainda era a Fecli, a Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Irati. “Foi uma grande transformação, porque quando eu cheguei na Fecli, nós éramos em quatro serventes e cinco funcionários. Depois, veio mais gente e quando nós nos mudamos da Fecli para a Unicentro, já tinha onze funcionários. Quando você vê hoje como está a Unicentro, você não acredita o tanto que ela cresceu, que ela expandiu, com mais professores, funcionários e estagiários. Quando você vê hoje essa transformação e o tamanho que está, é muito gratificante”, recorda Ivonete.

\Ao longo dos anos na Unicentro, Eunice também acompanhou a evolução da universidade e observou a dedicação dos servidores para com os estudantes. “A gente sempre estava batalhando em cima daquilo e vendo toda a vez que aparecia uma melhora, uma coisa que iria ser boa para nós e para os nossos acadêmicos, principalmente, porque a nossa luta era por eles. Nós éramos em poucas pessoas, mas sempre trabalhando em favor deles, querendo o bem deles”.

Cerimônia foi realizada no campus Irati, respeitando os protocolos de segurança

Eunice foi chefe daDivisão de Apoio Acadêmico, a Diap. Durante34 anos como agente universitária da Unicentro, muitas vezes ela foi o primeiro contato dos estudantes com a instituição, realizando suas matrículas e também assessorando os acadêmicos ao longo do curso. No início, ela trabalhou também com os processos seletivos da Unicentro e esteve envolvida nos trâmites de reconhecimento de cursos. Para além de prestar serviços à universidade, Eunice destaca que a Unicentro também foi importante no seu processo de formação e aperfeiçoamento de práticas no trabalho. “Eu não tinha o terceiro grau, só tinha o segundo grau quando comecei a trabalhar. Então, tive a chance de fazer o vestibular, ser aprovada e cursar Pedagogia. Em Orientação Vocacional, eu aprendi e comecei a praticar inclusive no atendimento dos alunos, porque na Orientação Vocacional você aprende muito para a sua vida e para as vidas que você vai administrar”.

Já Ivonete era auxiliar operacional da Cozinha e Refeitório do Campus Irati. Por 35 anos, ela proporcionou que os momentos de pausa do trabalho fossem melhores com seu café quente. Também cuidou para que o ambiente para as refeições estivesse sempre limpo e organizado. No início, ela foi responsável por preparar o jantar para os professores que vinham de outras cidades para ministrar aulas na universidade. Toda essa rotina junto da Unicentro, segundo Ivonete, já está deixando saudades.“Na minha vida fez toda a diferença, porque eu aprendi muito com a Unicentro, com as pessoas da Unicentro. Hoje, estou aposentada, mas sinto muita falta deles, porque eu sentia que aqui era como se fosse a minha casa. Eu entrava às oito e saía às cinco, então, a maior parte do tempo eu passava aqui. Eu ainda considero minha casa, pelas pessoas que estou deixando. Sempre tive um bom convívio com todos – professores, funcionários, estagiários”.

Ocarinho e dedicação nas atividades diárias de trabalho de ambas as servidoras homenageadas foram salientadospelavice-diretora do Campus Irati, professora Adriana Queiroz Silva.“Elas contribuíram com outras pessoas, no lado pessoal, de ajudar os colegas de trabalhos, amigos. Além da contribuição em termos de atender a comunidade interna e externa que veio a adentrar a nossa universidade. As pessoas marcam quando desenvolvem seus trabalhos da melhor maneira, dentro do que é possível, e quando tem esse acolhimento com as pessoas que as procuram. Percebemos que é um processo de construção – elas amadureceram aqui e a memória delas está guardada aqui conosco”, avalia.

A Reitoria da universidade também esteve presente na cerimônia que homenageou as servidoras aposentadas da Unicentro. Em nome da instituição, o vice-reitor Ademir Fanfa Ribas deixou uma mensagem de agradecimento e felicitações para Eunice e Ivonete. “O que se tem de mais importante em uma universidade pública são as pessoas e a dona Eunice e a dona Ivonete são uma marca para a Unicentro no campus Irati, desde à época da Fecli. A aposentadoria é um prêmio depois de tanto tempo de dedicação, trabalhando as oito melhores horas do nosso dia, os melhores 30 anos da nossa vida. Fico feliz por elas conseguirem essa aposentadoria e espero que tenham sido felizes na Unicentro e que sejam felizes agora, como aposentadas”, finaliza Ademir.