Diretoria de Cultura convida comunidade para participar da Mostra Poesia de Lombada

Diretoria de Cultura convida comunidade para participar da Mostra Poesia de Lombada

A Mostra de Poesias e Contos de Lombada está de volta. Nesta segunda edição, a Diretoria de Cultura da Unicentro, convida a comunidade para, novamente, exercitar a criatividade. A professora Níncia Teixeira, diretora de Cultura da nossa universidade, explica o que é a poesia de lombada. “Poesia de Lombada é a arte de juntar livros. Geralmente, se empilham esses livros e, a partir dos títulos, se forma um texto de sentido coerente”.

A ideia, de acordo com a professora Níncia, remonta um projeto da artista americana Nina Katchadourian. “Em 1993, começou a agrupar livros e formar frases, formar períodos, a partir de bibliotecas públicas e coleções privadas. Depois, ela registrava em fotografias e expunha nessas bibliotecas”, conta.

O sucesso do primeiro varal de Poesia de Lombada da Unicentro, no ano passado, inspirou a realização da II Mostra, neste ano. Para participar é fácil: As poesias e minicontos devem ser feitos a partir dos títulos nas lombadas dos livros. As obras devem ser empilhadas e fotografadas. Depois disso, é só enviar a imagem para o e-mail da Diretoria de Cultura, no endereço dirc@unicentro.br. O prazo para enviar as poesias vai até o dia 30 de junho.

A professora Níncia reforça o convite para que toda a comunidade participe. “É uma forma de trabalharmos com a arte de uma forma bem contemporânea e que gera um impacto nesse momento tão difícil de pandemia”.

Deixe um comentário