No aniversário de Camões, professor da Unicentro lança livro sobre Os Lusíadas

No aniversário de Camões, professor da Unicentro lança livro sobre Os Lusíadas

Nesta quinta-feira, 10 de junho, foi o aniversário do poeta Luís de Camões, considerado um dos mais importantes escritores portugueses. Camões viveu durante o século XVI e sua maior contribuição para a literatura lusófona foi Os Lusíadas, uma obra clássica de poesia épica. Para celebrar a data, a Editora Unicentro lançou o livro “Convite literário: vamos (re)ler Os Lusíadas, de Camões?”, de autoria do professor Edson Santos Silva, do curso de Letras da universidade.

“É uma publicação que tem como objetivo despertar o gosto pela leitura da obra de Camões nos alunos do Ensino Médio e, também, nos alunos dos primeiros anos de Letras. É uma obra que procura olhar Os Lusíadaspelo prisma da dramaturgia, portanto, pelo teatro. É uma obra que tem como objetivo contribuir para que as obras clássicas sejam cada vez mais lidas”, explica Edson.

O professor da Unicentro descreve como foi o processo de produção da livro, que teve como intuito descomplicar a leitura e a interpretação de Os Lusíadas. “A metodologia para a elaboração do livro foi pegar, em cada canto da obra – que é composta por dez cantos -, os excertos em que há diálogos e mostrar, por meio deles, que são a base do teatro e da dramaturgia, como Camões procura agilizar a leitura da obra e tornar as cenas mais visíveis, como se ele criasse, dentro de Os Lusíadas, imagens cinematográficas que dão uma agilidade a narrativa e, também, aguçando o leitor para a leitura”.

A impressão da obra foi patrocinada pelo PPGL, que é o Programa de Pós-Graduação em Letras da Unicentro, a partir do Proap, o Programa de Apoio à Pós-Graduação, vinculado à Capes, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Segundo a coordenadora do PPGL, professoraMaria Cleci Venturini, o recurso vai possibilitar que as edições impressas tenham um alcance para além da região da Unicentro. “O nosso Programa tem todo o interesse em divulgar este trabalho, em implementar mais estudos que envolvam especialmente Camões. Por isso, o PPGL apoiou, a partir do Proap, que é um recurso que vem da Capes, a publicação dessa obra do professor Edson. Parte dessas obras serão distribuídas aos pesquisadores e universidades, nas bibliotecas, para poder ser consultada, para ser citada, para que o trabalho feito pelo professor Edson, como pesquisador, possa ter um incremento. É também importante para a Unicentro, que pode ter visibilidade nacional”.

O livro “Convite Literário: vamos (re)lerOs Lusíadas, de Camões?” já está à venda no site da Editora Unicentro e, em breve, a comunidade universitária poderá emprestá-lo nas bibliotecas da instituição. A professora Maria Cleci adianta que, ao longo do ano, obras de outros pesquisadores devem ser lançadas com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Letras. “Estaremos lançando, ainda neste ano, uma série de livros privilegiando as interfaces e apoiando a divulgação das pesquisas de todos os nossos colegas, discentes e egressos, pensando no futuro do nosso Programa, para a manutenção dele, fortalecimento e também na produção do conhecimento entre língua e literatura, que é grande inovação na nossa área”, frisa.

Deixe uma resposta