Unicentro recebe pedidos de transferência externa e de ingresso como portador de diploma

A Unicentro busca ofertar educação de qualidade, pública e gratuita para o maior número de integrantes da comunidade. Por isso, ano a ano, é feito um levantamento das vagas ociosas e essas podem ser preenchidas através da entrada na universidade por transferência externa ou como portador de diploma de curso superior. Prestes a iniciar o ano letivo de 2021, a instituição divulgou o edital que normatiza essas formas de acesso. Assim, estudantes de graduação de instituições de ensino superior, de qualquer natureza – públicas, privadas ou confessionais, reconhecidas pelo MEC (Ministério da Educação), que querem estudar na Unicentro podem fazer o pedido de transferência externa até o dia oito de junho. Esse é o mesmo prazo para quem já tem um diploma de curso superior e deseja cursar uma segunda graduação em um dos cursos ofertados pela instituição.

Para fazer a solicitação de vaga para transferência externa, ou seja, de outra instituição para a Unicentro, é preciso, segundo a diretora Acadêmica da universidade, Taís Dalmaz, “estar matriculado ou com matrícula trancada em instituição de ensino superior brasileira, no mesmo curso ou em curso afim, que seja autorizado ou reconhecido; e ter prestado uma das últimas cinco edições do Enem, que é o Exame Nacional do Ensino Médio, e não ter zerado na redação”. Já para entrada como portador de diploma de curso superior a exigência única é a apresentação do documento. Nos dois casos, explica Taís, é preciso que haja vaga disponível, conforme relação publicada no Edital de abertura do processo.

Além disso, para que seja possível efetuar a matrícula, os interessados devem apresentar documentação – como histórico escolar, com frequência e aproveitamento, e ementas das disciplinas cursados, que comprove a possibilidade de aproveitamento de créditos. “A análise dessa documentação será realizada pelo Departamento Pedagógico responsável pelo curso pretendido, para indicação dos componentes curriculares cursados e passíveis de aproveitamento. A partir disso, a Diretoria Acadêmica define em que série do curso da Unicentro o candidatos a vaga está enquadrado”, detalha a pró-reitora de Ensino, professora Karina Beckmann. “Outro fator importante é que para a efetivação da matrícula, percentuais mínimos de conteúdos precisam ter sido concluídos pelos candidatos. Esses percentuais também estão especificados em Edital”, finaliza.