Programas de bolsas para ações extensionistas estão com inscrições abertas

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Unicentro, por meio da Diretoria de Extensão, está com inscrições abertas para o processo seletivo de bolsistas para três programas de extensão – o Pibex, que é o Programa Institucional de Extensão Universitária; o Pibis, Programa Institucional de Apoio à Inclusão Social, Pesquisa e Extensão Universitária; e o Piae, que é o Programa Institucional de Ações Extensionistas.

O Pibex, explica a pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Lucélia de Souza,tem como objetivo incentivar a participação de alunos de graduação no desenvolvimento de atividades de extensão universitária e promover a aproximação desses acadêmicos com as atividades científicas e tecnológicas e de inovação.  Na mesma linha, como destaca a professora, o Pibis e o Piae, também buscam promover a integração dos estudantes com a comunidade.

O Pibis visa incentivar a formação de recursos humanos para a pesquisa e extensão universitária direcionadas a temas de interesse social, favorecer o acesso e a integração dos estudantes ingressantes no ensino superior por meio do sistema de cotas sociais à cultura acadêmica. O Piae objetiva potencializar o desenvolvimento dos projetos, programas de extensão universitária, mediante o envolvimento de acadêmicos da instituição, viabilizar a participação de acadêmicos regularmente matriculados nos cursos de graduação da Unicentro em um processo de interação entre a universidade e a sociedade por meio de trabalhos sistemáticos que contribuam para a formação acadêmica e profissional, bem como para o exercício da cidadania”, detalha.

A inscrição para os programas, conta a diretora de extensão da Unicentro, professora Vânia Gryczak, deve ser feita pelo orientador, que precisa pertencer ao quadro de servidores efetivos, docente ou técnico, da Unicentro. Para o Pibis e para o Pibex, o orientador precisa ter titulação mínima de mestre e pode indicar até dois estudantes. Já para o PIAE, podem ser indicados até 10 alunos, sendo, no máximo, dois na condição de bolsista, e não há exigência de titulação de mestre para o orientador. Para atuar na orientação é preciso “possuir currículo na Plataforma Lattes do CNPq com data de atualização superior a 1º de abril de 2021; possuir programa ou projeto de extensão, exceto modalidade evento de extensão, vigente como coordenador ou como membro da equipe executora; não estar inadimplente com a Unicentro”, diz Vania.

Já o estudante, segundo Vânia, precisa “estar regularmente matriculado em curso de graduação da Unicentro; possuir disponibilidade mínima de 20 horas semanais de dedicação na execução das atividades do cronograma do projeto ou programa de extensão, inclusive nos períodos de férias letivas; não estar inadimplente com a Unicentro; não ter vínculo empregatício; ter currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq com data de atualização superior a 1º de abril de 2021”.

Para ser indicado pelo orientador ao Pibex, os estudantes devem atender aos mesmos requisitos do Piae, acrescentando, porém, os critérios de frequência escolar igual ou superior a 75% e histórico escolar com rendimento satisfatório.

Já para ser indicado ao Pibis, além desses critérios, o estudante ainda precisa estar regularmente matriculado e frequentando curso de graduação da Unicentro há, no mínimo, um semestre e atender a requisitos específicos, como explica a professora Vânia. “Ser aluno oriundo de escola pública, tendo cursado no mínimo duas das últimas quatro séries do ensino fundamental, e todas as séries do ensino médio, em escola pública municipal, estadual ou federal – sendo possível a exceção de um ano letivo, o terceiro ano do Ensino Médio cursado em escola particular – além de não possuir nenhum curso superior concluído. Serão considerados com direito a cotas de inclusão social, estudantes que tenham sido selecionados segundo as estratégias institucionais adotadas para o preenchimento das vagas reservadas para esta categoria”.

As inscrições de orientadores podem ser feitas até o dia 18 de junho, exclusivamente on-line, pelo Saapi, que é o Sistema de Acompanhamento e Avaliação de Projetos Institucionais, disponível na plataforma SGU da Unicentro. Após a inscrição do orientador, o estudante interessado em se inscrever também deve acessar o Sistema de Gestão Universitária, completar os dados pessoais, anexar todos os documentos solicitados e, depois de finalizar o processo, solicitar ao orientador que conclua a inscrição.  Os editais com todas as informações de cada programa estão disponíveis na página da Proec, no site da Unicentro.

A pró-reitora de Extensão e Cultura, Lucélia de Souza, reforça o convite para a inscrições destacando a importância dos programas tanto para a universidade, quanto para a comunidade. “A extensão universitária tornou-se o instrumento por excelência de inter-relação da universidade com a sociedade, a qual oxigena a própria universidade, democratizando o conhecimento acadêmico, reproduzindo esse conhecimento por meio da troca de saberes com as comunidades. Ou seja, a extensão é essa via de mão dupla, uma forma de interação dialógica que traz múltiplas possibilidades de transformação da sociedade e da própria universidade pública”.