Dia Nacional da Matemática é comemorado na Unicentro

O Dia Nacional da Matemática foi celebrado em seis de maio e, na Unicentro, a data não passou em branco. Diferente dos outros anos, quando os departamentos de Matemática do campus de Irati e de Guarapuava promovem palestras, mesas redondas e atividades desenvolvidas em escolas da região, em 2021, devido às medidas de isolamento social por conta da pandemia de Covid-19, a data foi marcada por atividades online.

“A proposta não só homenageia a disciplina de matemática como propõe um momento de reflexão acerca do ensinar e do aprender, bem como incentivos do governo para promover atividades culturais e educativas. A intenção da data é divulgar a matemática como área do conhecimento, sua história e suas aplicações no mundo e suas ligações com outras áreas do conhecimento, buscando derrubar o mito de que a matemática é difícil”, ressalta a chefe do Departamento de Matemática de Irati, professora Leoni Fillos.

Uma dessas atividades foi a palestra online “Por que precisamos de Matemáticas Humanistas? Uma Homenagem à Malba Tahan e ao Dia da Matemática”, ministrada pelo professor Carlos Eduardo Mathias Motta, do Departamento de Matemática Aplicada da Universidade Federal Fluminense. O pesquisador relatou sua experiência com a filosofia da matemática humanista, que é um posicionamento diante do ensino e da aprendizagem de matemática diferente daqueles, usualmente, ensinados nas escolas e universidades. “É entender a matemática em uma perspectiva cultural, entender a matemática como uma construção cultural ao invés de uma construção manipulativa formal. Traz uma filosofia de que a matemática é feita pelas pessoas, para as pessoas; é um campo de conhecimento que emerge da cultura, tem a ver com a espécie humana, é nossa. Isso me tocou muitíssimo porque eu comecei a perceber o poder de inclusão que essa percepção de matemática pode ter”, explica o convidado.

Atividades foram realizadas de modo remoto

Para o professor do departamento de Matemática de Irati, Clodogil Ribeiro Dos Santos, a atividade se mostrou positiva, diante da proposta de mostrar aos futuros licenciados novos modelos de ensino. “Mostrar que a matemática é uma construção humana, uma construção histórica para que nossos alunos, que são estudantes de matemática, levem essa perspectiva para a sala de aula, para que eles carreguem essa perspectiva em suas concepções, que sua prática em sala de aula reflita essa percepção humanista”.

Caroline Farias, aluna do terceiro ano do curso de Matemática Licenciatura no campus Cedeteg, demonstrou entusiasmo em relação aos assuntos abordados no encontro online. “Eu, como acadêmica, acho muito importante esse tipo de palestra. Consigo observar as diferentes formas que ele veio trabalhando esses assuntos. Muito importante para nós da matemática. Vale a pena a gente lembrar que esses são assuntos que para a nossa formação, às vezes, são pouco trabalhados, mas que tem uma enorme importância”, diz.