Conferência online reune professores e estudantes da universidade e da rede pública

“Inundações e alagamentos: conhecer e pensar soluções na escola”. Esse foi o título de uma conferência online realizada pelo Departamento de Geografia da Unicentro, na última semana. A atividade buscou discutir o tema, bastante estudado por professores e estudantes de graduação e de pós-graduação da universidade, envolvendo ainda professores e alunos da rede pública de ensino.

O debate, segundo o professor Clayton Luiz da Silva, que esteve a frente da organização junto com a universitária Anna Júlia Martins, “tem como objetivo dialogar sobre a temática dos desastres ambientais. Para isso, vai convidar pesquisadores e professores que vão oportunizar ao público momentos de diálogo e de reflexão sobre as inundações e as enchentes – problemas cotidianos enfrentados por uma parcela significativa da população das nossas cidades”.

As discussões contaram com a participação de três convidados – os docentes Paulo Nobukuni e Leandro Redin Vestena, ambos do Departamento de Geografia da Unicentro, e o professor Emerson de Souza Gomes, do Colégio Estadual Padre Chagas, de Guarapuava. Já os estudantes, tanto da universidade como da escola, puderam acompanhar pelo YouTube.

A organização da atividade diz respeito de uma das etapas de uma pesquisa de Iniciação Científica desenvolvida pela estudante Anna Júlia, sob orientação do professor Clayton. “A atividade é parte de uma pesquisa de iniciação científica que tem como objetivo estreitar laços entre o ensino superior e a educação básica, pensando possibilidades de temas que podem ser abordados na educação básica e que professores do ensino superior possam contribuir com professores da educação básica na formulação de estratégias de ensino”, finaliza o docente.