Unicentro está com inscrições abertas para Teste Seletivo para professores temporários

A Diretoria de Concursos e Avaliação da Unicentro divulgou um Edital voltado para a realização de Teste Seletivo para a Admissão de Professores Colaboradores. Esta modalidade prevê contratos temporários, com vigência até dois anos. Os candidatos interessados em concorrer a uma das 47 vagas ofertadas têm entre três e 13 de maio para se inscrever. As vagas estão distribuídas entre os três campi da Unicentro, sendo 32 vagas para as unidades universitárias de Guarapuava e 15 para Irati. Os profissionais atuarão nos departamentos de Ciências Contábeis, Educação Física, Enfermagem, Física, História, Letras, Medicina, Medicina Veterinária, Pedagogia, Serviço Social, Turismo e na Interpretação de Libras.

Segundo o pró-reitor de Recursos Humanos da Unicentro, Robson Ferrás, o teste seletivo é importante para completar do quadro de docentes dos cursos de graduação da universidade. “A contratação de professores colaboradores sempre tem se demonstrado essencial para o funcionamento da universidade. A nossa Unicentro conta com um quantitativo de professores efetivos abaixo de sua necessidade – por isso a importância dos contratos temporários. Nesse sentido, o teste seletivo que está sendo aberto vai contribuir para a regularidade dos nossos cursos no início do ano letivo de 2021, que está por acontecer”, afirma.

O requisito mínimo de formação do candidato à professor colaborador varia conforme a vaga, podendo ser graduação, especialização, mestrado ou doutorado. As remunerações também mudam conforme a titulação e o regime de trabalho – o menor salário é o de profissionais graduados com 10 horas semanais, no valor de R$ 827,69, e o maior é o de profissionais doutores com 40 horas, no valor de R$ 8.372,77. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, seguindo as instruções do Edital 15/2021. O candidato deve registrar seu interesse em participar em duas etapas – a primeira com o preenchimento de dados pessoais para gerar o Requerimento de Inscrição, a Declaração de Ciência e Aceitação das Normas do Teste Seletivo, o formulário de colagem dos documentos e o boleto bancário; e a segunda fase, que acontece por meio do Protocolo Digital da Unicentro, em que o candidato deve anexar os documentos em PDF, conforme a sequência determinada no edital. Ambas as fases devem ser realizadas entre três e 13 de maio, bem como o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 108. O pedido de isenção da taxa pode ser feito entre três e cinco de maio por candidatos que constam no Cadastro Único do governo federal, pessoas que prestaram serviço eleitoral ou doadores de sangue.

O processo seletivo de professores colaboradores se dará em duas etapas, como explica o diretor de Concursos e Avaliação da Unicentro, Manoel Carlos Ferreira da Silva. “As etapas do Teste Seletivo para professores colaboradores são prova didática e prova de títulos. A prova didática, conforme previsto no edital de abertura, vai ser executada presencialmente, lembrando que serão seguidas todas as medidas de biossegurança determinadas pelo governo federal e estadual em função da Covid-19. Para ser aprovado nela, o candidato tem que obter seis pontos. Obtendo esses pontos, ele fica habilitado para a classificação, que vai ser realizada por meio da prova de títulos”, detalha.

O sorteio do ponto da prova didática é realizado no Campus Santa Cruz para as todas as vagas. Mas, como medida de prevenção ao coronavírus, evitando aglomerações, recomenda-se que o ponto sorteado para a temática das provas seja verificado durante a transmissão ao vivo, cujo link será divulgado no site de Concursos Unicentro. A aplicação das provas didáticas acontecem na cidade de atuação da vaga concorrida, em datas e horários a serem divulgadas no dia 26 de maio. O resultado do Teste Seletivo sai no dia 16 de junho.

O teste seletivo para professores colaboradores foi aberto para atender demandas urgentes de 2021 e aquelas demandas que no transcorrer de 2022 apareçam. Isso acaba determinando uma diferença de início de contrato entre cada área ou matéria e cada vaga”, explica o diretor de Concursos e Avaliação da universidade, sobre como deve funcionar o início das contratações para os aprovados na seleção.