Protocolo de Biossegurança orienta paras as provas do Vestibular da Unicentro

Na Universidade Estadual do Centro-Oeste está tudo preparado para a realização das provas do Vestibular 2021 nesse domingo e na segunda-feira, dias nove e 10 de maio. Para que os candidatos sejam recebidos com segurança sanitária e possam responder as questões com tranquilidade, a Coordenadoria de Processos Seletivos, em parceria com a Comissão de Acompanhamento e Controle de Propagação do Coronavírus, elaborou e disponibilizou um Protocolo de Biossegurança.

“Esse Protocolo de Biossegurança, após a elaboração foi encaminhado para aprovação pela Secretaria de Saúde, que é o órgão que fiscaliza e regulamenta todos os protocolos de biossegurança das instituições do estado. Nele, estão previstas todas as medidas necessárias para a preservação da saúde de todos os envolvidos e para a contenção na propagação do vírus”, complementa a coordenadora de Processos Seletivos da Unicentro, Maria Mores Pinto.

O Protocolo de Segurança está disponível no site da Unicentro e a recomendação é que todos os que estão envolvidos com a realização das provas – tantos candidatos, quanto equipe de trabalho – façam o donwload e leiam todo o conteúdo previamente, com atenção. “O Protocolo de Biossegurança trata de todas as medidas de segurança que devem ser tomadas – tanto pela equipe de trabalho, pela instituição, quanto pelos candidatos – na aplicação das provas dos processos seletivos. Ele trata de medidas relativas à preparação dos locais de prova; quanto ao acesso tanto da equipe de trabalho quanto dos candidatos nos locais de provas; algumas orientações sobre o uso adequado da máscara; como serão as medidas tomadas dentro das salas na aplicação das provas; e algumas outras observações de interesse tanto da equipe quanto dos candidatos”, observa Maria.

A coordenadora de Processos Seletivos ainda reforça aos cuidados que são individuais e que devem ser tomados por cada um dos candidatos. Entre essas medidas estão, por exemplo, as orientações sobre a documentação exigida e como os estudantes devem apresentá-la para que os fiscais não precisem tocar nos documentos; a exigência do uso correto da máscara de proteção, o tempo todo, desde a entrada até a saída dos locais de prova e um tutorial de como ela deve ser vestida, cobrindo totalmente o nariz e a boca; a não possibilidade, nesse ano, de comer nos locais de prova; e a recomendação para que os candidatos tragam a própria água, porque os bebedouros estão interditados.

Além disso, a preocupação com a aglomeração é outro foco do Protocolo de Bissegurança. Por isso, a recomendação é que os candidatos cheguem com antecedência e já entrem no prédio e na sala onde farão as provas. “Os portões de cada local serão abertos uma hora antes do início das provas, já para evitar a aglomeração”, explica Maria. “Assim que chegar nos ambientes, nos locais de provas, os candidatos já devem adentrar aos locais e seguir diretamente para sua sala e aguardar dentro da sua sala. Temos que evitar a aglomeração fora dos prédios, dentro dos prédios, nos corredores”, finaliza a coordenadora de processos seletivos.