Escritório de Relações Internacionais divulga chamadas de cooperação para EUA e Europa

Uma série de chamadas internacionais está com inscrições abertas para interessados em realizar projetos em parceria com universidades estrangeiras. Ao todo são três chamadas, para os Estados Unidos e Europa, divulgadas pelo Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Unicentro, que é o órgão da Unicentro responsável pela divulgação, intermediação e apoio à docentes, discentes e agentes interessados em participar de projetos e programas internacionais.

O ERI funciona como um canal de divulgação e também de apoio aos que pretendem enviar projetos ou propostas. Nós podemos auxiliar no contato com os parceiros estrangeiros, na elaboração das propostas, nos trâmites internos e externos que se façam necessários. O ERI também tem um papel essencial quando as propostas que são aprovadas contemplam mobilidade e missões de trabalho, neste caso nós atuamos dando suporte no que se refere à documentação e contato com a universidade parceira”, explica a coordenadora do escritório, Cibele Krause Lemke.

Nos últimos anos, a internacionalização da Unicentro tem sido destaque pelo aumento no número de programas de cooperação, projetos e intercâmbios realizados. Números que refletem nos resultados apresentados nos rankings educacionais. “É um tema muito importante e cada vez mais debatido no âmbito das universidades, porque ele revela o perfil de abertura das universidades para a cooperação e para o estabelecimento de parcerias internacionais. Experiências internacionais, por meio de processos de mobilidade, seja docente, discente ou técnica, ampliam os horizontes de quem participa desse processo e serve decisivamente para o incremento de mudanças em sua área de atuação. Então, o processo de mobilidade ou de parceria sempre traz frutos para a universidade pois se ampliam suas redes de cooperação, sem mencionar os índices pelos quais as universidades e seus programas de pós-graduação, por exemplo, são avaliados. O quesito da internacionalização é um índice importante para avaliar a inserção da universidade em suas diferentes esferas”, ressalta Cibele.

Neste período estão abertas três oportunidades para a internacionalização.

Cooperação Brasil – EUA

Seleção de projetos ou ideias que contribuam para fortalecer a cooperação entre o Brasil e os Estados Unidos. São elegíveis organizações que apresentarem propostas de implementação de projetos nas áreas de inclusão social, desenvolvimento econômico, meio ambiente e liberdade de imprensa. O prazo final para envio de propostas é 23 de maio. Trata de uma cooperação Brasil – Estados Unidos e tem por objetivo receber propostas de projetos que fortaleçam os laços entre os Estados Unidos e o Brasil, através de programas acadêmicos, culturais e de intercâmbio, que ressaltem valores compartilhados entre os dois países”, explica Cibela.

Programa Probral

O Probral é fruto da parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o DAAD, maior organização alemã no campo de intercâmbio acadêmico, e financia projetos conjuntos desenvolvidos por grupos dos dois países vinculados a instituições de ensino superior, públicas ou privadas, sendo pelo menos uma no Brasil e uma na Alemanha. O edital recebe inscrições até o dia 22 de maio, às 17h. Esse programa”, complementa Cibele, “já tem uma certa tradição no Brasil. Então, pesquisadores brasileiros e alemães trabalham em parceria para essa cooperação. Este edital contempla a concessão de recursos para a realização de missões de trabalho, aquisição de materiais e também o financiamento de bolsas de doutorado sanduíche e pós-doutorado na Alemanha”.

Chamadas emergenciais para pesquisas com foco nas variantes do coronavírus

Oportunidade para pesquisadores e instituições brasileiras se associarem às chamadas emergenciais lançadas pela Comissão Europeia, em parceria com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). São quatro chamadas emergenciais, com um investimento total de 123 milhões de euros. Para os pesquisadores interessados em submeter projetos nesta chamada, o prazo vai até dia 6 de maio de 2021 e o edital completo também está na página do Confap”.

Todos os links e mais informações estão disponíveis na página principal do ERI no site da Unicentro. Além disso, todas as chamadas, propostas internacionais e ações realizadas pelo Escritório de Relações Internacionais também estão nas redes sociais, no Instagram e Facebook. Para tirar dúvidas ou solicitar informações, os interessados também podem entrar em contato pelo e-mail eri@unicentro.br.