Respiração e voz pós-covid é tema de live em alusão ao Dia Mundial da Voz

Nesta quinta-feira (15) é comemorado o Dia Mundial da Voz. E para que a data seja lembrada, apesar do período de distanciamento social, o Grupo de Estudos em Voz da Unicentro (Gevoz) vai promover a live “Respiração e Voz Pós-Covid-19: Intersecções entre a Fisioterapia e a Fonoaudiologia”.

O bate papo, que contará com profissionais de ambas as áreas, será mediado pela professora Ana Paula Dassie Leite, que é coordenadora do Gevoz Unicentro. Ela relaciona as dificuldades de respiração com as queixas de voz e salienta a importância de um tratamento integrado aos pacientes que tiveram sequelas neste sentido, após o contágio por coronavírus.

“Um dos principais pilares para que a voz seja produzida de forma correta é a respiração. Então, se o sistema respiratório estiver comprometido, a gente com certeza terá também um problema fonatório. A literatura já tem mostrado alguns pontos bem importantes, que cerca de 25% dos pacientes pós covid têm queixas de voz e o número de pacientes com queixas de respiração é ainda maior. Então, o que precisa é haver uma integração, porque, muito provavelmente, os pacientes precisam ter uma reabilitação, um treinamento respiratório para que possam também melhorar as características da voz”, explana. A docente também pontua que a respiração não é o único fator que determina as queixas de voz pós-covid. Pacientes que ficaram entubados, por exemplo, também podem passar a ter problemas vocais após a alta médica.

Para falar sobre a recuperação desses pacientes, o Gevoz convidou a professora de Fisioterapia da Unicentro Christiane Riedi Daniele e a fonoaudióloga Tatiane Prestes, que são pesquisadoras do projeto “Avaliação, Reabilitação Pulmonar e Acompanhamento de Indivíduos Acometidos pela Covid-19 Pós-Alta Hospitalar – Tratamento e Acompanhamento Clínico”.

“Em relação à experiência do projeto, nós já avaliamos mais de 200 pacientes e já conseguimos identificar alguns padrões e alguns impactos que a Covid deixa no sistema respiratório e na condição pulmonar, que podem impactar na condição da voz”, relata a professora Christiane, que é coordenadora do projeto. “Toda recuperação de pacientes de Covid ou de qualquer outro paciente que esteja em reabilitação, idealmente a gente deve fazer uma reabilitação que seja multiprofissional, que então cada profissional, dentro do seu conhecimento, trabalhe em conjunto pelo benefício do paciente. Unindo a Fisioterapia e a Fonoaudiologia nós conseguimos uma recuperação da condição respiratória funcional e de fala, de forma muito mais rápida e precoce”, complementa.

A transmissão da live em alusão ao Dia Mundial da Voz será realizada pelo YouTube, às 19h desta quinta-feira, no canal da Unicentro Coorti Campus de Irati (https://youtu.be/3Yr97YC_FO4). A conversa online é voltada para estudantes e profissionais da área de saúde, mas também para a população em geral que quer conhecer os detalhes do assunto.

“O público-alvo do evento são os alunos de Fonoaudiologia e de Fisioterapia, mas também o público em geral que quer saber um pouco mais sobre o impacto da Covid na respiração e na voz. A nossa ideia é justamente despertarmos nas pessoas a conscientização e a importância de se pensar nessas duas questões no pós-covid, porque nós temos observado que há, sim, uma grande demanda e uma grande queixa dos pacientes e isso precisa ser valorizado”, convida a moderadora Ana Paula.