Semana de História tem início na próxima segunda-feira, 12

Durante toda a próxima semana, o Departamento de História do Campus Irati vai promover palestras, simpósios temáticos, mesas redondas, minicursos e lançamentos de livros. Essas atividades fazem parte de três eventos, que serão realizados de forma integrada – a Semana de História, o Seminário de Estudos Étnico-Raciais e a Jornada de Integração Graduação e Pós-Graduação.

“Estudos étnico-raciais no mundo contemporâneo” – este é o tema que norteia todo o evento, relacionando também outros assuntos presentes naprática do ensino de História, como as relações de gênero, o multiculturalismo e as linhagens culturais na sala de aula. Um dos principais objetivos da semana de estudos é divulgar os resultados de pesquisas desenvolvidas na Unicentro e em outras instituições de ensino.

Para isso, como conta a professora Alexandra Lourenço, coordenadora do evento, foram organizados Simpósios Temáticos com os mais variados temas, coordenados por docentes de diferentes universidades. “Tem 15 STs, incluindo um especialmente para IC, PIBID e Residência, e outro de temas livres – o que quer dizer que ultrapassa o curso de História, fica mais amplo. Além dos professores especializados da casa, nós temos professores de outras universidades, principalmente paranaenses, como a Federal, UEPG, UEM, Unioeste, oferecendo STs”.

As abordagens dos estudos étnico-raciais são, na opinião do chefe do Departamento de História do Campus Irati, professor Danilo Fonseca, uma oportunidade de ampliar os horizontes de pesquisa dos estudantes da Unicentro. “Os estudos étnico-raciais são bastante fundamentais no mundo contemporâneo na medida em que ampliam a nossa própria percepção de humanidade, possibilitando aos pesquisadores problematizar as sociedades humanas e grupos que comumente são marginalizados, esquecidos ou sem voz. Os estudos étnico-raciais conseguem deixar o nosso mundo mais multicultural e dar visibilidade a questões que envolvem afrodescendentes, indígenas, africanos, entre outros grupos. Essa forma de estudo dentro de uma perspectiva étnico-racial ajuda a combater a discriminação, o racismo, o preconceito”, elucida.

A estudante de História Alana Carolina comenta sobre suas expectativas em relação à Semana de História, Seminário de Estudos Étnico-Raciais e Jornada de Integração Graduação e Pós-Graduação da Unicentro.c“É um tema bastante importantepara a gente repensar e refletir as práticas dentro da educação sobre os estudos étnico-raciais e como a gente vai refletir enquanto futuros professores e professoras, como a gente vai trabalhar com essas questões em sala de aula”.

A transmissão das palestras e mesas-redondas pode ser acompanhada pelo YouTube, no canal da Unicentro Coorti Campus de Irati. Já os minicursos e apresentações de trabalho nos Simpósios Temáticos serão conduzidos por meio do Google Meet. A programação completa está disponível no site de eventos da Unicentro.