Mestrado e doutorado em Desenvolvimento Comunitário recebem inscrições até 30 de abril

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo de Estudantes Regulares do PPGDC, que é Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário da Unicentro. São 34 vagas para mestrado e 23 para doutorado. O Programa acolhe pesquisas que investigam fenômenos abrangidos por saberes e práticas de vários campos, sejam eles sociais, culturais, educacionais, ambientais, institucionais, organizacionais, de saúde, trabalho e de políticas públicas – sempre relacionados com os processos de desenvolvimento humano em comunidades.

Quem faz um programa de pós-graduação interdisciplinar tem um leque maior de inserção acadêmica, já que as universidades brasileiras começam a ter de trabalhar com uma virada interdisciplinar significativa e que é um caminho sem volta, que demanda profissionais novos e docentes novos, formados interdisciplinarmente para dar conta desses novos saberes. Nós somos o único programa de pós-graduação interdisciplinar na área de Desenvolvimento Comunitário em todo o Brasil. Esse protagonismo nacional permite uma formação igualmente única. O Desenvolvimento Comunitário alia conhecimento acadêmico-científico e práticas profissionais profundamente comprometidas com a transformação nas, das e para as comunidades, quer sejam elas locais, regionais, nacionais ou internacionais”, salienta o coordenador do PPGDC, professor Jó Klanovicz, sobre a importância de profissionais com formação interdisciplinar para acompanhar as constantes mudanças na sociedade.

As inscrições para o Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário da Unicentro podem ser feitas até o dia 30 de abril, exclusivamente pelo site de eventos da Unicentro. Para a inscrição, dentre outros documentos, os candidatos precisam enviar uma carta de intenções, contendo uma pequena descrição da trajetória acadêmico-científica, suas motivações para buscar qualificação, o motivo da escolha da linha de pesquisa e orientador, além de justificar a importância de sua proposta de investigação para a área do desenvolvimento comunitário. Os interessados em ingressar no Programa poderão indicar um possível orientador entre os 20 docentes do PPGDC, que são oriundos de áreas diversas, como as Ciências Humanas, da Saúde e Sociais Aplicadas. O candidato deve optar, ainda, por uma das linhas de pesquisa do Programa – “Cultura, práticas sociais, formação humana e desenvolvimento comunitário” ou “Processos do desenvolvimento humano nos contextos comunitários”.

Segundo o coordenador, além das pesquisas produzidas no PPGDC promoverem transformações na comunidade, elas também trazem oportunidades de carreira para os egressos. “O egresso e a egressa do Programa têm atuado em centros de pesquisa, docência no ensino básico, médio, superior e pós-graduação, gestão e implementação de políticas públicas nas áreas de saúde, educação, assistência social, desenvolvimento rural, equidade de gênero e raça, qualidade de vida e sustentabilidade – nos níveis locais, regionais, nacionais e também fora do país. Nós já formamos 163 mestres e mestras, e a primeira turma de doutorado iniciou em 2019”.

Ao preencher as informações solicitadas na inscrição, os candidatos ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário precisam anexar no sistema, além da carta de intenções, também o Currículo Lattes, o link do cadastro no Orcid e o projeto de pesquisa. O professor Jó dá algumas dicas para a composição deste último documento. “Um bom projeto é aquele capaz de alinhar as expectativas pessoais de formação pós-graduada com os campos de orientação apresentados no edital, com as respectivas linhas de pesquisa e área de concentração do Programa. É bom lembrar que se trata de um programa interdisciplinar e que um dos desafios de qualquer projeto é aportar contribuições para esse conhecimento interdisciplinar”, aconselha.

Após efetuar o pagamento da taxa de inscrição, os candidatos ao PPGDC da Unicentro precisam acompanhar o cronograma das etapas de seleção. Para os interessados nas vagas de mestrado, no dia 31 de maio haverá uma avaliação escrita, a ser realizada de maneira remota, na qual os inscritos deverão elaborar um ensaio sobre um tópico ou problemática do ponto de vista do desenvolvimento comunitário, considerando a bibliografia sugerida no edital. Entre 28 e 30 de junho, serão feitas as entrevistas sobre os projetos de pesquisa propostos para mestrado e doutorado. No dia nove de julho sai o resultado final do processo seletivo e as atividades letivas do Programa iniciam em dois de agosto.