Programa Paraná Fala Francês está com inscrições abertas para primeiro semestre de 2021

Programa Paraná Fala Francês está com inscrições abertas para primeiro semestre de 2021

O PFF, que é o Paraná fala Francês, está com inscrições abertas para as turmas 2021 da Unicentro. O PFF faz parte do Paraná Fala Idiomas, um programa do governo do Estado, via Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que tem como objetivo fomentar a internacionalização das universidades, a partir da oferta de formação em línguas estrangeiras para estudantes, professores e funcionários das instituições de ensino superior.

“Quando a gente pensa no ensino da língua francesa, alguns pontos podem ser destacados. Por exemplo: o francês é uma língua falada no mundo inteiro e saber o francês é uma grande diferença quando você entra no mercado de trabalho. Além do que, no período da graduação e pós-graduação existe vários projetos que acolhem falantes da língua francesa. O que é uma porta aberta”, ressalta a coordenadora institucional do PFF, professora Denise Gabriel Witzel, sobre a importância do aprendizado do francês não apenas para quem quer seguir na área acadêmica.

Os cursos do PFF são gratuitos e voltados apenas para a comunidade universitária.  Na Unicentro, nesse ano, como conta Denise, serão três turmas, englobando diferentes níveis de conhecimento do idioma. Para quem vai ingressar agora no Paraná Fala Francês, a coordenadora aconselha a participação no teste de proficiência. “Os que já fizeram o nível iniciante, que nós chamamos de A1, esses continuam no nível A2. Se por acaso alguém já teve a oportunidade de estudar francês e tem um conhecimento mínimo, pode fazer um teste de nivelamento, para que ele faça sua matricula num nível um pouco mais avançado. Então nós oferecemos turmas A1 – iniciante total, e duas turmas de A2 – uma para quem já concluiu o A1 e continua e uma A2 segundo semestre”, explica.

Janine Loos é professora do Programa e conta que, devido a pandemia de coronavírus, as aulas serão ministradas de forma remota, mas que essa metodologia não atrapalhará o aprendizado, por exemplo, da pronuncia. “Esse semestre trabalharemos de forma remota através das plataformas virtuais. Dessa forma nós podemos ministrar as aulas de forma síncrona, em tempo real com os alunos, o que nos dá a possibilidade de perceber o desenvolvimento do estudante, no que diz respeito a fala e pronuncia”.

As inscrições para as turmas do programa Paraná Fala Francês seguem abertas até o dia quatro de abril e são feitas exclusivamente pela internet ,através da página de eventosno site da Unicentro.

Deixe um comentário