Estratégias de leitura é tema de palestra online nessa quinta-feira

Nesta quinta-feira, 25, o Sehla Irati, que é o Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes do Campus Irati da Unicentro, promove uma palestra online com o tema “Ler para compreender: estratégias”. Segundo a vice-diretora do Sehla Irati, professora Luciane Trennephol da Costa, o intuito da palestra é aproveitar o retorno das atividades de continuidade do ano letivo de 2020 para auxiliar os alunos da universidade no aperfeiçoamento da capacidade de compreensão de textos através de estratégias de leitura. “Sabemos que os processos de leitura e escrita estão diretamente envolvidos na nossa práxis acadêmica e muito intensamente. O tema da palestra é essencial para qualquer curso de graduação. Entender como ocorre o processo de leitura e suas estratégias é importante tanto para nossos docentes, como para nossos discentes”, explica Luciane.

Para abordar o tema, as convidadas são duas professoras que desenvolvem pesquisas sobre processos de leitura, investigando temas como habilidades de leitura em língua materna e estrangeira, estratégias de aprendizagem e processamento de leitura. Uma delas é a docente Cláudia Finger-Kratochvil, da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó. “Ler não é sinônimo de decodificar. Ler é conseguir decodificar e ainda chegar à compreensão, só que para isso nós precisamos de conhecimento de diferentes formas pra atingir um determinado propósito que aquele texto, aquela leitura está propondo para a gente. Dentro da academia, da universidade, os textos com que os alunos vão se deparar, com que os estudantes vão se confrontar são de uma complexidade muito maior e requerem muito mais do leitor. A ideia ao longo da nossa fala é abordar ou trazer à consciência dos alunos quais são as estratégias, o que os alunos podem fazer para melhorar ou para abordar o texto de forma estratégica”, diz Cláudia.

Também palestrante convidada, a professora Luciane Baretta, do Departamento de Letras da Unicentro no campus Santa Cruz, antecipa algumas dessas estratégias de leitura que serão explanadas de forma mais aprofundada durante a conferência online. “Quando, por exemplo, o leitor percebe que está tendo dificuldades para compreender um texto, ele pode anotar diferentes estratégias para auxiliá-lo, como a releitura do trecho que ele percebe que teve dificuldades em compreender, para então, posteriormente, verbalizar esse mesmo trecho para verificar se realmente entendeu o que acabou de ler. Outra estratégia é a busca por palavras-chave no dicionário, anotação das ideias principais a medida que ele vai lendo, dentre outras várias possibilidades. O tema da nossa fala na quinta-feira tem como objetivo compartilhar com os acadêmicos e professores algumas das várias estratégias que, incorporadas às suas leituras cotidianas, aprimoram a compreensão e, consequentemente, o aprendizado por meio do texto. Seja enquanto acadêmico, futuro professor, professor atuante ou profissional inserido nos diferentes setores do mercado de trabalho, a leitura faz parte do nosso dia a dia. Ser capaz de ler com proficiência é condição necessária para o sucesso profissional”, discorre a docente da Unicentro.

A palestra “Ler para compreender: estratégias” tem início às 19h30 desta quinta-feira,25 de fevereiro, e será transmitida pelo YouTube, no canal da Coordenadoria de Tecnologia e Informação do Campus Irati, que pode ser acessado através do endereço youtube.com/UNICENTROCOORTICampusdeIrati.