Chefes e vice-chefes de Departamento tomam posse nos três campi da Unicentro

Chefes e vice-chefes de Departamento tomam posse nos três campi da Unicentro

Essencial” essa foi palavra mais ouvida para descrever o trabalho e agradecer os chefes e vice-chefes dos departamentos pedagógicos que encerraram seus mandatos e também para desejar sucesso aos novos empossados, eleitos para o período de 2021 a 2023. As cerimônias foram realizadas pela Reitoria e direções dos campi da Unicentro nos dias 22 e 23 de fevereiro, em Guarapuava e Irati.

Ao todo, foram três solenidades, uma em cada campus da Unicentro. Respeitando os novos protocolos sanitários, como o uso de máscara, álcool em gel e o distanciamento entre os participantes, as cerimônias contaram com poucos convidados, mas foram acompanhadas por muitos membros da comunidade acadêmica, familiares e amigos em transmissão direta pela internet.

Em fala aos que estavam deixando o cargo e também aos novos empossados, o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, destacou a importância da função dentro da estrutura da universidade, considerando-os uma alavanca para que a universidade faça a diferença na sociedade e na vida de muitos estudantes. “É a chefia de departamento que tem o contato direto com os nossos estudantes, que são a razão da nossa universidade, a razão do ensino. Então, a chefia de departamento, podemos dizer, que é uma das principais funções, é a função onde o aluno tem contato, onde a administração superior da universidade tem contato e é o cargo que faz com que a universidade rode, com que a universidade cumpra o seu papel”.

Além de prestigiar os professores que irão ocupar os cargos, a cerimônia serviu também para que eles conheçam os desafios que terão pela frente, em um mandato atípico. “Com certeza, será também um ano atípico, com as atividades ocorrendo de forma mista, algumas práticas presenciais e as teóricas de forma remota. Nós precisamos dessa ajuda dos chefes de departamento, desta colaboração de todos os nossos docentes, dos nossos discentes, onde teremos que nos reinventar ainda mais, mas eu tenho certeza que a comunidade Unicentro pensa desta forma, ela pensa no melhor e ela vai fazer a diferença”, manifestou o reitor.

Campus Santa Cruz

As cerimônias de posse tiveram início pelo campus Santa Cruz, com 20 docentes nomeados como chefes e vice-chefes de departamento, nos cinco cursos dos setores de Ciências Sociais Aplicadas (Sesa) e também cinco cursos de Ciências Humanas, Letras e Artes (Sehla).

Setor Ciências Sociais Aplicadas 

– Departamento de Administração: Léo Raifur e Arildo Ferreira

– Departamento de Ciências Contábeis: Marcos Aurélio Larson e Marcos Roberto Kuhl

– Departamento de Ciências Econômicas: Amarildo Hersen e Simão Ternóski

– Departamento de Secretariado Executivo: Vânia Silva de Souza Bilert e Mábia Camargo

– Departamento de  Serviço Social: Maria Fátima Balestrin e Solange Rodrigues Fiuza

Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes

– Departamento de Arte: Daiane Solange Stoeberl da Cunha e Desirée Paschoal de Melo

– Departamento de Filosofia: Gilmar Evandro Szcezepanik e Ernesto Maria Giusti

– Departamento de História: Carlos Eduardo Schipanski e Beatriz Anselmo Olinto

– Departamento de Letras: Luciana Fracassi Stefaniu e Dalila Oliva de Lima Oliveira

– Departamento de Pedagogia: Aurélio Bona Júnior e Adnilson José da Silva

A diretora do campus Santa Cruz, Christine Vargas Lima, salientou o valor dos chefes de departamento para o funcionamento do campus, estando ligados aos alunos desde a sua entrada na universidade até a sua formatura. “Nós trabalhamos em conjunto, professores, alunos, funcionários e estagiários. Os chefes de departamento são essenciais para o nosso campus. Eles fazem pontes não somente com a direção de campus, mas eles fazem a ponte com o Diap (Divisão de Apoio Acadêmico), com a Proen (Pró-Reitoria de Ensino). Então, o chefe de departamento é uma pessoa que acompanha todo o processo não só de conhecimento do aluno, como também todo o processo pessoal e todo o encaminhamento para a vida desse aluno”.

Campus Cedeteg

Na tarde de segunda-feira (22), foi a vez dos docentes do campus Cedeteg receberem as suas nomeações à frente de 13 departamentos.

Setor de Ciências Agrárias e Ambientais

– Departamento de Agronomia: Deonisia Martinichen e Cristiane Nardi

– Departamento de Ciências Biológicas: Patrícia Carla Giloni de Lima e Kellen Regina Boldrini Tolomeotti

– Departamento de Geografia: Glauco Nonose Negrão e Clayton Luiz da Silva

– Departamento de Medicina Veterinária: Rodrigo Antônio Martins de Souza e Meire Christina Seki

Setor de Ciências Exatas e de Tecnologia

– Departamento de Engenharia de Alimentos: Cristina Maria Zanette e Michele Cristiane Mesomo Bombardelli

– Departamento de Ciência da Computação: Angelita Maria de Ré e Mauro Miazaki

– Departamento de Física: Valdirlei Fernandes Freitas e Paulo José dos Reis

– Departamento de Matemática: Angelo Miguel Malaquias e Thiago Grando

– Departamento de Química: Carlos Alberto Policiano Almeida e Marcos Roberto da Rosa

Setor de Ciências da Saúde

– Departamento de Educação Física: Marcos Roberto Queiroga e Bruno Sérgio Portela

– Departamento de Farmácia: Daniel de Paula e Marcos Ereno Auler

– Departamento de Enfermagem: Maria Isabel Raimondo Ferraz e Isabella Schroeder Abreu

– Departamento de Nutrição: Dalton Luiz Schiessel e Marcela Komechen Brecailo

Deixando o cargo e representando seus colegas, a professora Alexandra Madureira, do Departamento de Enfermagem, afirmou que, apesar de não ser uma função fácil, a atribuição é uma das melhores formas de conhecer a universidade em todas as suas instâncias e que pode ser muito gratificante. “Os dias e noites de trabalho são recompensados quando, ao final do curso, vemos nossos alunos saindo desta universidade com a garantia de que tiveram uma formação de melhor qualidade”, disse.

Como nova chefe do departamento de Agronomia, a professora Deonisia Martinichen agradeceu o trabalho primordial dos antigos chefes de departamento e falou em nome dos nomeados. “Continuamos vendo a Unicentro se destacar a nível nacional e internacional, cursos consagrando-se como melhores da região sul do país, entre tantos outros destaques. Dentro deste contexto, disputar um processo eleitoral é desafiador. Muitos desafios vamos encontrar, mas desejo a todos muito sucesso e que possamos conduzir os departamentos com serenidade e sabedoria”, declarou.

Para o diretor do campus Cedeteg, Ricardo Yoshimitsu Miyahara, o valor de estar a frente do departamento de cada curso está em ser a ponte que liga as demandas dos acadêmicos com a estrutura administrativa da universidade. “Os chefes e os vice-chefes de departamento são essenciais porque eles estão em contato mais próximo com os alunos. Então, eles podem ter uma linha direta com a direção de campus, reitoria e pró-reitorias para tentar solucionar os problemas, melhorar os cursos e organizar diretamente as ações de ensino da nossa universidade”.

Ricardo também ressaltou o desafio encarado pelas antigas chefias dos departamentos e que seguirá sendo enfrentado por quem assume o cargo. “Foi um ano atípico, os chefes foram essenciais para a gente conseguir fazer as ações de ensino remoto, algumas atividades de estágio. Foi essencial que estes chefes conseguissem essa organização com a gente. Agora, as atividades estão para retornar, as práticas presenciais já retornam no dia primeiro de março, e isso também demanda todo um planejamento para o retorno desses alunos aqui com toda a segurança possível”.

Campus de Irati

Na tarde de terça-feira (23), no Campus de Irati, 13 departamentos também tiveram as novas chefias empossadas para mandatos de dois anos. A diretora do campus de Irati, Andrea Nogueira Dias, acompanhou a cerimônia de posse e reforçou a ideia de união dos departamentos com a direção por um objetivo comum. “Nós, da direção de campus, gostaríamos de passar essa mensagem para todos os chefes e vice-chefes do campus de Irati, que nós fazemos parte do todo. Então, não apenas contar com a direção, nós gostaríamos de nos integrar para que entendam que nós fazemos parte, cada departamento é o nosso campus de Irati. Nós estaremos à disposição, estaremos juntos atravessando os desafios, resolvendo os problemas e motivando cada um a cumprir, da melhor forma possível, o seu papel de chefe ou vice-chefe. Prezamos pela união, pela unificação. Ideias diferentes, porém o nosso objetivo é único, o desenvolvimento do campus de Irati e consequentemente da Unicentro”, afirmou.

Setor de Ciências Sociais Aplicadas

– Departamento de Administração: Maurício João Atamanczuk e Antônio João Hocayen da Silva

– Departamento de Ciências Contábeis: Marines Taffarel e Willson Gerigk

– Departamento de Turismo: Ronaldo Ferreira Maganhotto e Elieti Fátima de Gouveia

Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes

– Departamento de História: Danilo Ferreira da Fonseca e Geyso Dongley Germinari 

– Departamento de Letras: Adriana Binati Martinez e Mariléia Gartner

– Departamento de Pedagogia: Miriam Adalgisa Bedim e Angêla Maria Corso

Setor de Ciências da Saúde

– Departamento de Educação Física: Gláucia Andreza Kronbauer e Emerson Luís Velozo

– Departamento de Fonoaudiologia: Kyrlian Bartira Bortolozzi e Cristiana Magni

– Departamento de Psicologia: Verônica Suzuki Kemmelmeier e Michele da Rocha Cervo

Setor de Ciências Agrárias e Ambientais

– Departamento de Geografia: Marcelo Barreto e Andreza Rocha de Freitas

– Departamento de Matemática: Leoni Malinóski Fillos e Denilson Ramos Otomar

– Departamento de Engenharia Ambiental: Kely Viviane de Souza e Nilton César Pires Bione

– Departamento de Engenharia Florestal: Fabiana Schmidt Bandeira Peres e Gabriel de Magalhães Miranda

Deixe um comentário