Professoras da Unicentro visitam idosos acamados para aplicar vacina contra a Covid-19

Professoras da Unicentro visitam idosos acamados para aplicar vacina contra a Covid-19

A Unicentro segue auxiliando os municípios da região no combate e no enfrentamento à Covid-19. Aqui em Guarapuava, por exemplo, são professoras do curso de Enfermagem que estão indo de casa em casa, visitando e vacinando os idosos com mais de 90 anos, que estão acamados. Afinal, depois dos profissionais da saúde, são eles que estão sendo vacinados contra o coronavírus, seguindo o plano de vacinação da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná.

Aqui em Guarapuava, a campanha é concentrada e a vacina está sendo aplicada em um único local: numa tenda, montada em frente à Prefeitura Municipal. Mas, muitas pessoas nessa faixa etária têm doenças, estão acamadas e não podem sair de casa para ir até o posto de vacinação. Por isso, para que a vacinação seja efetiva, esses idosos estão sendo vacinados em casa. Trabalho que está sendo realizado por duas professoras do curso de Enfermagem da Unicentro, a convite da Secretaria Municipal de Saúde de Guarapuava. As docentes Carina Myahara e Dannyele da Silva estão aptas ao trabalho porque já receberam a primeira dose da vacina.

Por estarmos atendendo no Ambulatório de Feridas, recebemos a vacina no dia 29 do mês passado e, com isso, estando imunizadas. Nós fomos convidadas a ajudar na campanha dos idosos, especialmente dos idosos acima de noventa anos que são acamados”,como explica Dannyele.

Vacinação em domicílio contemplou 105 idosos com 90 anos ou mais (Foto: arquivo pessoal)

As unidades básicas de saúde de Guarapuava – incluindo os distritos da Palmeirinha, do Guará, Guairacá, Rio das Pedras e de Entre Rios – fizeram um levantamento para saber o número de idosos acima de 90 anos que tivessem alguma dificuldade de locomoção ou então fossem acamados para direcionar a equipe. “Nos deslocamos para cada uma dessas unidades. Nas unidades, a gente entrava em contato com o agente comunitário e ele, então, entrava no carro e nos ajudava a encontrar cada um desses idosos acima dos 90 anos”, detalha Dannyele.

Conforme o último levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, foram vacinados 248 idosos com 90 anos ou mais. Desse total, 105 estão acamados e foram visitados e vacinados pelas professoras da Unicentro. Ação fundamental, segundo a professora Carine. “Avacinação é nossa grande esperança, nosso triunfo possível em relação a essa pandemia. Temos que estimular a vacinação, promover a vacinação da maior parte dos brasileiros. O quanto antes formos vacinados, melhor para que a gente acabe essa pandemia ou, pelo menos, amenize esse cenário”, defende a docente.

Para ser imunizado o idoso, assim como qualquer morador de Guarapuava, deve se cadastrar pelo aplicativo Fala Saúde ou levar até tenda da imunização, montada em frente à Prefeitura Municipal, um documento com foto, o CPF, o Cartão SUS, a carteirinha de vacinação e um comprovante de residência. Se você tem alguma dúvida sobre a vacina pode entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde pelo whatz app. O número é o (42) 98425-817. Repetindo (42) 98425-817.

Avatar

Deixe uma resposta