Últimos dias de inscrições para o mestrado e doutorado em Ciências Florestais

Últimos dias de inscrições para o mestrado e doutorado em Ciências Florestais

O período de inscrições para as turmas 2021 do Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais (PPGF) está chegando ao fim. Os candidatos interessados em ingressar como estudantes de mestrado ou doutorado do PPGF tem só até o dia 15 de fevereiro para seguir os passos indicados nos editais do site do Programa e registrar sua inscrição.

O PPGF, que funciona no campus Irati, tem área de concentração em Manejo Sustentável de Recursos Florestais. Neste campo, o Programa possui, ainda, dez diferentes linhas de pesquisa: Solos e Nutrição de Plantas, Geotecnologia Florestal, Ergonomia, Colheita e Logística Florestal, Manejo de Florestas Nativas e Plantadas, Melhoramento Florestal, Otimização Florestal, Patologia Florestal, Silvicultura Clonal e Viveiros Florestais, Silvicultura Urbana, e Tecnologia de Utilização de Produtos Florestais. Na inscrição, o candidato deverá identificar a(s) área(s) de atuação em que pretende desenvolver sua pesquisa e também indicar uma opção de orientador a partir da lista de docentes disponíveis, descrita nos editais referentes à seleção. Em 2021, serão 34 vagas para mestrado e 24 para doutorado.

Este ano, a seleção do PPGF terá um diferencial interessante para os candidatos – a opção de ingresso nos cursos no 1º ou no 2º semestre. “O calendário das universidades estão atrasados, só vão começar o ano letivo a partir de maio ou junho. Por isso, nós teríamos dificuldade de abranger o público que estará se graduando nos próximos meses. Nossa estratégia foi dar essa flexibilização para que aqueles que já têm o diploma de graduação e já estão aptos possam optar em  iniciar as aulas já a partir de abril. Aqueles que, porventura, fizerem o processo de seleção, mas ainda não finalizaram a graduação, podem ter sua vaga garantida na pós-graduação e ingressar somente no segundo semestre”, explica o coordenador do PPGF, professor Eduardo da Silva Lopes.

O professor Eduardo acredita que os cursos de pós-graduação, como o de Ciências Florestais da Unicentro, são formações complementares que podem trazer muitas oportunidades para quem atua ou deseja atuar nesta área. “A graduação é básica e a pós-graduação é um adicional importante para o profissional. Muitas empresas querem pessoas especialistas, querem pessoas que saibam pensar, inovar, desenvolver novos produtos. Um pós-graduado pode ter vários campos de atuação – na indústria, como empreendedor, consultor ou no âmbito acadêmico, com pesquisa e ensino”, elenca o coordenador. 

Para inscrever-se, o candidato deve enviar a documentação necessária para o e-mail ppgf@irati.unicentro.br, juntamente com o comprovante de pagamento da taxa de inscrição. O processo de seleção de mestrandos e doutorando do PPGF será composto por três fases: plano de trabalho com a proposta de pesquisa do candidato, avaliação de currículo e entrevista pessoal, a ser realizada de forma remota. A convocação para as entrevistas será divulgada no site do Programa até 24 de fevereiro e sua realização será a partir de 1º de março. O resultado final da seleção sai até o dia 12 de março. A matrícula dos candidatos optantes pelo ingresso no 1º semestre será em 18 e 19 de março, para início das aulas em cinco de abril. A previsão de matrícula para os ingressantes no 2º semestre é entre julho e agosto, com início das aulas entre agosto e setembro.

Deixe um comentário