Cursos de mestrado e doutorado em Agronomia estão com inscrições abertas

Cursos de mestrado e doutorado em Agronomia estão com inscrições abertas

O Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGA) da Unicentro está com inscrições abertas para o processo de seleção de candidatos para ingresso no primeiro semestre de 2021 aos cursos de mestrado e doutorado. Podem se inscrever engenheiros agrônomos e profissionais graduados em áreas afins. As inscrições seguem abertas até o dia 13 de fevereiro e devem ser feitas exclusivamente online, pelo site do processo seletivo.

Com área de concentração em “Produção Vegetal” e linhas de pesquisa em “Manejo de Grandes Culturas” e “Horticultura”, serão ofertadas 10 vagas para o mestrado e 10 vagas para o doutorado, distribuídas entre os professores de acordo com a disponibilidade de vagas do corpo docente. “Em Horticultura, nós temos projetos voltados à hortaliças, à frutas e também à silvicultura. Já em ‘Grandes culturas’, basicamente são culturas extensivas, como por exemplo: soja, milho, feijão, trigo, cevada, batata, que são culturas importantes aqui para a nossa região”, destaca o coordenador do programa, Jackson Kawakami, sobre as linhas de pesquisa e a amplitude dos projetos desenvolvidos no programa.

Nós temos pesquisas realizadas tanto na parte de fitossanidade, por exemplo, como controle de pragas, melhoramento vegetal, com desenvolvimento de novas cultivares e variedades, a questão de manejo e conservação do solo, fertilidade e nutrição de solo, desenvolvimento de máquinas para a produção vegetal, trabalhamos com a parte de agrostologia, que é a questão de produção de alimentos para os animais. Então, realmente é um programa bastante amplo em que a gente acaba atuando e uma grande área de pesquisa que é a produção vegetal”, complementa Jackson.

No formulário de inscrição, o candidato deve identificar a linha de pesquisa na qual pretende desenvolver o seu trabalho de dissertação ou tese, assim como indicar o orientador dentre os docentes do curso. É obrigatório que os candidatos entrem em contato com o possível orientador antes do processo de seleção, pois o formulário de inscrição só será aceito com a assinatura do futuro orientador ou com e-mail de aceitação do futuro orientador.

O processo de seleção é composto por duas etapas: a assinatura do futuro orientador na ficha de inscrição ou e-mail de concordância do futuro orientador e a análise de pontuação do currículo. Encerrado o prazo das inscrições, será publicado um edital de homologação até o dia 18 de fevereiro. O resultado final do processo de seleção será disponibilizado na página do Programa de Pós-graduação em Agronomia, até o dia 26 de fevereiro.

A matrícula dos aprovados deverá ser realizada no período de primeiro a cinco de março e a expectativa é que as aulas tenham início no mesmo mês.

Clique aqui e confira o Edital completo.

Deixe um comentário