Aplicativo criado por aluno da Unicentro auxilia acadêmicos e profissionais da saúde

Idealizar e desenvolver um aplicativo que possa auxiliar acadêmicos e profissionais da Enfermagem através de informações rápidas e atualizadas.  Esse é o objetivo do aplicativo “Enfermeiro de Bolso” que já conta com mais de 20 mil downloads e é desenvolvido pelo acadêmico do curso de Enfermagem da Unicentro, Cristiano Walter de Farias. Ele conta que a ideia faz parte do seu trabalho de conclusão de curso, que será apresentado em 2021. “ O projeto começou a mais ou menos dois anos atrás. Eu estava procurando um tema para o meu trabalho de conclusão de curso e como sempre gostei dessa área da tecnologia resolvi tender mais para esse lado”.

AppCristiano ainda ressalta que a ideia no começo era apenas um protótipo a ser apresentado através de imagens, mas logo tomou forma e hoje está disponível para o sistema operacional Android de forma gratuita e sem a necessidade de conexão com a internet para encontrar as informações desejadas. “O aplicativo serve como um guia para profissionais da saúde com foco especial na enfermagem. Tem material sobre patologias, medicações, procedimentos com o passo a passo como deve ser realizado, materiais que devem ser utilizados. Tem também algumas ferramentas como calculadoras clínicas, cálculo de IMC, cálculo de idade gestacional. E o melhor é que não usa a internet, tudo é implementado no código do aplicativo”.

Segundo a professora do departamento de Enfermagem da Unicentro, Maria Regiane Trincaus, que orienta o projeto, a ideia do aplicativo foi amadurecida durante todo o processo de orientação. Ela destaca as funcionalidades oferecidas, já que o aplicativo atende as diversas áreas da enfermagem. “A intenção do aplicativo é fazer com que as pessoas tenham acesso a um lembrete de algumas situações que muitas vezes são rotineiras e outras não, então aplicativo conta com calculadoras, conta com temas que são essenciais para o desenvolvimento da atuação profissional, mas que são específicos de cada área”

Para o discente, as funcionalidades e disponibilização do conteúdo de forma simples e gratuita é também uma forma de valorizar e auxiliar os profissionais da saúde. “A divulgação científica na área da saúde é extremamente importante, no entanto nós temos algo ao público geral, e esquecemos dos profissionais de saúde em si. A disponibilização de materiais gratuitos e de fácil acesso é muito importante para auxiliá-los nas consultas e auxiliar no raciocínio clínico, embasar o raciocínio clínico não só de enfermeiros, mas de todos os profissionais de saúde em geral”, finaliza Cristiano.