Duas pesquisas desenvolvidas na Unicentro são premiadas em congresso de Fonoaudiologia

A Unicentro foi destaque nacional na área de Fonoaudiologia. Isso porque duas pesquisas desenvolvidas na universidade foram premiadas no Cofab, que é o Congresso Fonoaudiológico de Bauru, promovido pela Universidade de São Paulo, a USP. Um dos prêmios veio com o trabalho intitulado “A influência da voz e da expressividade na vida de homens homossexuais”, de autoria de Pollyana Nascimento Diedio, Vanessa Godoi, Kelly Alves Silverio, Ana Paula dos Santos e Larissa Donalonso Siqueira. O artigo, que é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso da egressa Pollyana e foi considerado o melhor trabalho na categoria Graduação, na área de Voz.

Participaram 20 homens homossexuais acima de 18 anos e com boa saúde geral autorreferida.Foi realizada uma entrevista individual e semiestruturada a fim de caracterizar a perspectiva deles sobre a voz e a expressividade e, também, compreender qual o impacto na vida de cada um. Com os resultados obtidos é possível concluir que os homens homossexuais descrevem suas vozes como agudas e também relatam que percebem que as vozes de outros homens homossexuais são agudas. Também percebem que acabam modificando a sua voz e a comunicação em diferentes contextos sociais e familiares para serem aceitos e inseridos ou, então, para não sofrerem discriminação e constrangimento. Eles acabam modificando a sua forma de falar, a sua forma de ser com medo de violência física e psicológica, de serem constrangidos, da homofobia, por não conhecerem a outra pessoa e não saberem como ela vai reagir”, descreve sobre as etapas e os resultados da pesquisa a fonoaudióloga formada pela Unicentro.

O Congresso Fonoaudiológico de Bauru é um dos principais eventos da área no Brasil. Até chegarem a premiação, os trabalhos passaram por duas etapas de seleção e concorreram com mais de 160 inscritos. Somente 11 pesquisas de cada área foram selecionadas para a apresentação oral. A orientadora do TCC da Pollyana, professora Larissa Donalonso Siqueira, acredita que o reconhecimento como melhor trabalho do evento evidencia a qualidade do curso de Fonoaudiologia da Unicentro. “Esse trabalho nos traz grandes oportunidades como autoras, mas também nos mostra e nos faz refletir dentro da Fonoaudiologia como nós podemos auxiliar a melhorar a comunicação e a qualidade de vida dessa população. Além disso, esse prêmio contribui, também, para colocar em evidência a Unicentro, o Departamento de Fonoaudiologia, toda a equipe de professores e alunos que vem trabalhando ao longo dos anos com excelência, comprometimento e dedicação no ensino, na extensão e nas pesquisas”.

E o reconhecimento da Unicentro no Cofab não parou por aí. Outro trabalho – o  “Acoustic voice quality index (AVQI) em mulheres com Edema de Reinke” – também recebeu menção honrosa na categoria Graduação, na área de Voz. O artigo é de autoria de Ana Carla Fermino, Amanda de Castro Matheus, Marcelo de Oliveira Rosa, Juliana Benthien Cacichiolo, Vanessa Veis Ribeiro, Eliane Cristina Pereira, Perla do Nascimento Martins e Ana Paula Dassie-Leite. O Edema de Reinke, que é abordado na pesquisa em questão, é uma lesão na camada superficial das pregas vocais resultante de uma irritação crônica. Quem sofre da doença apresenta muco espesso, o que confere as pregas um aspecto gelatinoso. O Edema de Reinke está relacionado, principalmente, ao tabagismo e acomete, em sua maioria, mulheres que passam a ter a voz mais grave e, em alguns casos, também rouquidão.

O trabalho é fruto da iniciação científica da estudante Ana Carla, que conta como foram realizadas as análises perceptivas, auditivas e em software, para o desenvolvimento do estudo. “Participaram com a gente 58 mulheres, que foram divididas em grupo pesquisa – composto por 29 mulheres com diagnósticos otorrinolaringológicos de Edema de Reinke, e grupo controle – também composto por 29 mulheres, só que sem queixas vocais. Essas vozes foram gravadas e essas amostras passaram por algumas análises. Depois desses resultados, concluímos que mulheres com Edema de Reinke apresentam resultados do AVQI fora do padrão de normalidade, diferenciando-as de mulheres sem queixas vocais. OAVQI se mostra útil para a análise para o acompanhamento terapêutico dessas pacientes na clínica vocal”, explica.

A orientadora de pesquisa da Ana Carla, professora Ana Paula Dassie-Leite, explica sobre o AVQI e destaca que, ao utilizar essa medida inovadora, o trabalho se torna um dos pioneiros sobre o assunto no campo científico da Fonoaudiologia. “O trabalho da Ana Carla é muito inovador porque utilizou uma medida chamada AVQI, que é uma medida muito recente na clínica de voz – somente nos últimos anos começaram a falar dessa medida e, somente agora, no início de 2020, que essa medida foi validada no Brasil. Então, a gente está fazendo um trabalho muito original na Unicentro, que poucas instituições fazem, porque é uma medida bastante nova, multiparamétrica, que tem algumas comprovações sobre a sua efetividade, a sua eficácia para avaliação e acompanhamento de pacientes com distúrbio de voz. Esse reconhecimento é uma grande motivação para que ela dê continuidade nas atividades de pesquisa. Para o Departamento de Fonoaudiologia da Unicentro é um grande reconhecimento de ter seu nome indicado e divulgado em um dos principais congressos de Fonoaudiologia do país”.

Os artigos premiados da Unicentro serão publicados na íntegra nos anais do Congresso Fonoaudiológico de Bauru e poderão ser conferidos, em breve, no site cofab.fob.usp.br.