Exposição-Feira de Artesanato de Natal, esse ano, é virtual

Exposição-Feira de Artesanato de Natal, esse ano, é virtual

A Diretoria de Cultura da Unicentro está sempre apoiando e incentivando os artistas locais. Mas além dos atores, cantores e dançarinos da região, a universidade, tradicionalmente,também oferece suporte aos artesãos. “Todos os anos, a Diretoria de Cultura da Unicentro oferece duas edições da Feira de Artesanato. Este ano, devido a pandemia, nós vamos realizar a Exposição-Feira de Artesanato de Natal virtualmente”, conta a diretora de Cultura da instituição, professora Nincia Teixeira.

Como este ano não será possível visitarmos o saguão do Auditório Francisco Contini, no campus Santa Cruz da Unicentro, e observarmos os produtos artesanais feitos com muito capricho, a edição especial de Natal da Feira de Artesanato pode ser conferida nas redes sociais. Até o dia 20 de dezembro, o público terá o Facebook e o Instagram como vitrine de objetos manufaturados produzidos em Guarapuava e região. E mais do que isso, como explica Níncia: “serão comercializados e apresentados produtos feitos por artesãos e artesãs guarapuavanos, para que eles possam dar visibilidade aos seus produtos e também comercializar. Nessa época tão difícil,l é uma forma de incentivar a venda de produtos feitos aqui em Guarapuava”.

A Exposição-Feira de Artesanato da Unicentro está bem diversa. Tem bordados, crochês, bolsas e carteiras, acessórios, máscaras de tecido, sabonetes e muitos outros produtos feitos de vários tipos de materiais que servem de base para a criatividade dos artesãos. O que chama atenção nesta edição são os produtos com temática natalina, como guirlandas, toucas de papai noel, panos de prato personalizados, entre outros produtos.

O Ateliê Pequenas Coisas é um dos expositores desse ano

Uma das artesãs participantes é a Silvia de Siqueira Cropiniski, que está expondo em nome do Ateliê Pequenas Coisas. “A costura criativa, que é o nosso carro-chefe aqui, vai estar presente na Feira através das nossas carteiras, das nossas bolsas, necessaires, enfim, presentes criativos, exclusivos para o Natal de todo mundo”, diz. Silvia acrescenta que, para ela, é satisfatório fazer parte de um evento tão tradicional na cidade de Guarapuava como a Feira de Artesanato da Unicentro. “A Feira de Artesanato da Unicentro, além de ser um grande canal de divulgação e comercialização dos produtos dos artesãos da nossa região, vem se consolidando ao longo dos anos como uma grande tradição em nossa cidade. O Ateliê Pequenas Coisas fazer parte disso esse ano está sendo um privilégio”, avalia a artesã.

A Feira de Artesanato da Unicentro pode ser visitada nas redes sociais. No Facebook, basta procurar a página “Exposição-Feira de Artesanatoe no Instagram, as postagens estão sendo feitas no perfil @exposicaodeartesanato.

Deixe um comentário