Taxa de Desemprego volta a cair em Guarapuava

Taxa de Desemprego volta a cair em Guarapuava

Todo mês, o Nepe, que é o Núcleo de Estudos e Práticas Econômicas da Unicentro, analisa a Taxa de Desemprego em Guarapuava, a TDG. O índice é estimado a partir de dados do IBGE e do Caged, que é o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego. O estudo mostra que, em outubro, a taxa de desemprego no município foi de 10,44% – ou seja, 1,03% menor que a de setembro.

Além disso, segundo a professora Luci Nichay, que é economista e pesquisadora do Nepe, o índice é o melhor obtido em Guarapuava desde janeiro. “O mercado de trabalho local vem mostrando uma recuperação com quedas consecutivas nas taxas de desemprego, chegando em outubro com uma taxa de desemprego semelhante ao patamar de antes da pandemia”, explica.

De acordo com a pesquisadora, esse cenário positivo, com maior oferta de vagas de trabalho foi influenciado pela retomada da economia. Para ela, os postos fechados nos primeiros meses da pandemia estão sendo reabertos, ainda que de forma gradativa. Assim, em outubro, foram criadas 445 vagas, que estão, principalmente, nos setores da indústria, do comércio e da construção civil.

A diminuição da taxa de desemprego em Guarapuava, afirma Luci, condiz com o cenário paranaense, já que também no estado o índice está em queda. “Em outubro, o Paraná, por exemplo, também apresentou o maior saldo positivo de empregos gerados, recuperando as perdas em quase 29 mil novos postos de trabalho. O melhor cenário de emprego dentre os estados da região sul do Brasil”, analisa a docente.

Apesar da queda na taxa de desemprego, a cidade de Guarapuava ainda apresenta um déficit de 60 postos de trabalho. Nas, segundo a pesquisadora, esse saldo negativo deve ser neutralizado nos próximos meses. “A tendência é um superávit de novos postos de trabalho a partir de novembro na cidade de Guarapuava”, vislumbra.

Deixe um comentário