Seminário Estadual do Estatuto da Criança e do Adolescente tem início segunda-feira

Seminário Estadual do Estatuto da Criança e do Adolescente tem início segunda-feira

A Unicentro é parceira na realização do VII Seminário Estadual do Estatuto da Criança e do Adolescente. Neste ano, por causa das restrições impostas pela pandemia de Covid-19, o evento será realizado de modo virtual, entre os dias 16 e 20 de novembro. A assistente social Viviane Lara, do Centro de Promoção de Agentes de Transformação, que integra a organização do evento, conta qual é o objetivo do seminário. “O Seminário Estadual do Estatuto da Criança e do Adolescente já está na sua sétima edição e ele vem, há mais de 10 anos, sendo organizado pela Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Paraná. Tem a proposta de formação dos seus agentes de defesa, de garantia e de proteção dos direitos da criança e do adolescente. O seminário também tem um espaço que é de articulações entre as entidades sociais no fortalecimento da defesa dos direitos da criança e do adolescente”, explica.

Neste ano, o tema do seminário é “30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente – respiramos esperança”. De acordo com Viviane, a temática será abordada em mesas-redondas, que serão transmitidas pelo Youtube. “São mesas temáticas densas, com profundidade de pesquisa, de vivência, de práticas e metodologias, e debate de defesa dos direitos da criança e do adolescente. // Temos desde a sociedade civil organizada, adolescentes, Ministério Público, juízes da Vara da Infância e Juventude, centro operacional das promotorias que é do Ministério Público, conselheiros tutelares, professores, assistentes sociais, psicólogos, policiais. Todas as profissões e todas as áreas que fazem a defesa e garantia dos direitos humanos da criança e do adolescente estão sensibilizadas na programação para que a gente atinja essa temática”, detalha Viviane.

Viviane ainda ressalta que o seminário é aberto a todas as pessoas que queiram construir e fortalecer as políticas públicas voltadas para as crianças e os adolescentes. “Esse seminário sempre é pensado com carinho nos trabalhadores e trabalhadoras que estão na ponta, fazendo os atendimentos, que precisam refletir a sua prática e buscam novas metodologias. Ele se destina a todas as pessoas que querem buscar uma formação qualificada na área da criança do adolescente, olhar as pesquisas, olhar os debates”.

As inscrições para o Seminário Estadual do Estatuto da Criança e do Adolescente são gratuitas e podem ser feitas no site da Unicentro, pelo endereço www.unicentro.br/eventos.

Deixe um comentário