Unicentro têm 35 cursos estrelados na avaliação do Guia da Faculdade

Unicentro têm 35 cursos estrelados na avaliação do Guia da Faculdade

A Quero Educação e o jornal O Estado de S. Paulo divulgaram o resultado do Guia da Faculdade, que avalia a qualidade dos cursos superiores do Brasil. A Unicentro teve 35 dos seus cursos estrelados. Segundo Angelo Marafon, diretor de Avaliação Institucional da Unicentro, “a Universidade sempre gosta de participar desse tipo de processo avaliativo” por ser “muito importante na sua divulgação, na captação de alunos e na exposição das atividades da Unicentro, uma vez que essa avaliação é realizada por pares, ou seja, por pessoas do meio universitário e pessoas conhecedoras dos cursos e da realidade das universidades brasileiras”.

Para a avaliação, Guia da Faculdade, Quero Bolsa e Estadão ouviram mais de 9 mil professores universitários. Eles foram convidados a dar sua opinião sobre a qualidade dos cursos superiores oferecidos em todos os estados do Brasil. A partir disto, criou-se um selo de qualidade, posicionando as graduações em diferentes faixas, de acordo com as notas dadas pelos especialistas.

De acordo com o reitor da Unicentro, professor Fábio  Hernandes, ter 35 cursos estrelados “demonstra a qualidade, o reconhecimento e o esforço dos acadêmicos e professores destes cursos e mostra, mesmo com um orçamento bastante reduzido, o que a nossa Unicentro possui e que a sua comunidade se empenha muito – seus professores, acadêmicos e agentes trabalham em prol de uma universidade ainda melhor, cursos ainda mais bem reconhecidos e estruturados. Então, para a Unicentro é uma satisfação, uma alegria bastante grande possuir  seus cursos reconhecidos pelo Guia da Faculdade”, avalia.

Ainda segundo o reitor, a participação da Unicentro nestes processos avaliativos faz com que se tenha “uma ideia dos pontos fortes dos cursos, dos pontos que necessitamos melhorar e também sabemos que o Guia da Faculdade é um instrumento que tem visibilidade em todo território nacional e é aí que a nossa Unicentro, com certeza, passa a ser ainda mais conhecida no nosso país”, defende.

Entre os 35 cursos estrelados, dez receberam conceito 4, que são os cursos considerados muito bons pela avaliação: Agronomia, Ciências Biológicas – bacharelado e licenciatura, Ciência da Computação, Educação Física – bacharelado, Enfermagem, Engenharia Florestal, Filosofia, Fonoaudiologia e História.

Para o chefe do Departamento de Agronomia, professor Luiz Henrique Ilkiu Vidal, a avaliação demonstra que um bom trabalho está sendo realizado, “garantindo a premissa da Unicentro de ser uma universidade pública, gratuita e de qualidade”. Além de permitir que “pessoas de fora da universidade possam, então, medir, mensurar e comparar com outras instituições o trabalho que vem sendo realizado aqui. É uma prova que estamos no caminho certo, preparando o curso para desempenhar da melhor forma possível o seu objetivo: formar profissionais preparados, competentes para desempenhar as suas funções no mercado de trabalho”, completa o professor.

Já para a professora Fabiana Schmidt Bandeira Peres, chefe do Departamento de Engenharia Florestal, esse tipo de avaliação ajuda a entender se o que está sendo oferecido na academia “está coerente com o que o mercado de trabalho necessita”.

De acordo com a chefe do Departamento de Enfermagem, professora Alexandra Bittencourt Madureira, essa avaliação gera um “reconhecimento nacional” e “tem uma importância interna para o curso, pois a partir do resultado dessa avaliação se pode fazer uma reflexão das potencialidades e necessidades de maior investimento público, visando sempre a melhor formação”. A publicação da avaliação e o bom desempenho da universidade atrai novos acadêmicos, segundo a docente, “pois muitos estudantes buscam resultados das avaliações das instituições e dos cursos para concorrer à vaga de vestibular e do Sisu. Quando temos uma boa nota, como neste ano, com quatro estrelas, nossa visibilidade cresce em todo país” finaliza.

Deixe um comentário