Em 2020, por conta da pandemia de coronavírus Feteco será virtual

Assim como todos os segmentos da sociedade, a cultura também teve que se reinventar para adaptar-se a pandemia de Covid-19. Neste ano, excepcionalmente, o Feteco, que é o Festival de Teatro da Unicentro, não irá ocorrer presencialmente, devido aos protocolos de segurança para evitar o contágio pelo vírus. Por isso, entre os dias 16 e 20 de novembro, a Diretoria de Cultura da universidade vai promover uma retrospectiva do Festival para relembrar alguns dos espetáculos.

Segundo a diretora de Cultura da Unicentro, professora Níncia Teixeira, o Feteco “é importante para visibilizar as artes teatrais e para a formação de plateias, já são 22 anos de Festival e durante duas décadas encantou a comunidade de Guarapuava com peças nacionais para adultos e crianças”.

Essa edição do Feteco contará com uma novidade: o 1º Ciclo de Leituras Dramáticas. O Ciled é um evento virtual que surgiu para que o Feteco possa ocorrer em meio ao isolamento social. Toda a comunidade é convidada a participar lendo textos que podem ser inéditos, autorais, ou de qualquer escritor ou poeta, desde que devidamente citado, e a temática é de livre escolha do leitor. Cada participante poderá inscrever apenas uma obra, mas a leitura poderá ser realizada por mais de um leitor. “Quando a inscrição for efetivada, o participante receberá o link do encontro. Os textos devem ser literários, a leitura não pode ultrapassar oito minutos e haverá  uma seleção para averiguar se seguem o regulamento”, explica a professora Nincia. Os leitores interessados em participar do ciclo deverão inscrever seus textos até dois de novembro.

A expectativa é que “esse evento propicie a comunidade um momento de fruição artística e que promova um alívio nesses tempos tão pesados de isolamento social”, explica a diretora de Cultura. No dia 18 de novembro de 2020, às 19h30, os participantes farão a leitura através da plataforma Google Meet. O evento será transmitido pelo YouTube  para quem tiver interesse em assistir. O regulamento da atividade e o formulário de inscrição estão disponíveis no Instagram da Dirc (@_dirc).