Unicentro tem recorde de trabalhos finalistas no Expocom Sul

Os trabalhos produzidos por estudantes do curso de Jornalismo da Unicentro são destaque na etapa regional sul do Expocom. Neste ano, a nossa universidade bateu recorde de trabalhos finalistas no prêmio, que faz parte do congresso da Intercom, que é a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. No total, são oito os trabalhos finalistas.

Na modalidade Jornal-Laboratório, a Unicentro é finalista com o trabalho intitulado “Voz Ativa”. O impresso contou com quatro edições e abordou temas como política, saúde e comportamento. De acordo com a acadêmica Isabela Nunes de Almeida, que faz parte da equipe que desenvolveu o jornal, o trabalho foi desenvolvido dentro de duas disciplinas: Jornal-Laboratório, conduzida pelo professor Franco Iacomini, e Design em Jornalismo, ministrada por Ciro Nascimento Gomes. Para a acadêmica, o sentimento dela e de toda a equipe responsável pelo projeto é de satisfação por ter o trabalho reconhecido. “A nossa expectativa é bem grande e é referente a isso mesmo, mostrar o nosso trabalho, mostrar como é o curso de Jornalismo em Guarapuava, o que a gente tem trabalhado, contar a nossa história para outras pessoas, que é assim que a gente construiu o jornal e é assim que a gente pretende ganhar”, conta Isabela.

Já na modalidade Revista-Laboratório, o trabalho que concorre ao prêmio Expocom é a “Berro”. De acordo com o acadêmico Ygor Lemes Dores, um dos responsáveis pela produção, a revista tem como público-alvo os jovens que estão vivenciando a universidade e foi desenvolvida em disciplina ministrada pela professora Elisa Roseira. Ygor também faz parte da equipe que concorre na modalidade Produção em Fotojornalismo com o trabalho “Campina dos Morenos: as luzes da cultura quilombola em Turvo – Paraná”. A produção engloba 12 fotografias e foi orientada pela professora Éverly Pegoraro. O estudante comemora também este resultado. “Ter dois trabalhos indicados como finalistas de um evento tão importante como O Intercom é muito gratificante, é uma parte muito importante da carreira acadêmica de qualquer aluno, que a gente leva com muito carinho”.

Na modalidade Programa Laboratorial de Áudio, a Unicentro e finalista com o radiodocumentário “Violência Obstétrica”, produzido pela acadêmica Milena Ricardo, em 2019, como atividade avaliativa da disciplina de Radiojornalismo. “Esse trabalho, ele veio como uma oportunidade para mim. Na comunicação, eu achei o lugar certo para falar sobre o assunto e para dar voz às mulheres-mães que passaram por tudo o que passaram e, também, para levar informação e desmistificar algumas coisas”, explica a estudante.

O radiodocumentário foi orientado pela professora Layse Nascimento, responsável pela disciplina de Radiojornalismo e chefe do Departamento de Comunicação Social. Para a docente, estar entre os cinco trabalhos finalistas é gratificante. “Quando um aluno é indicado, tem o seu trabalho indicado como finalista em um congresso como o Intercom, é uma grata satisfação. Vejo que dentro da Unicentro, uma universidade pública, o curso de Jornalismo é um curso de muita qualidade e isso se reflete nesses momentos, em que nossos alunos têm a oportunidade de participar de eventos, de concorrer com produções e se tornam exitosos nesse processo”, avalia Layse.

Além desses, outros quatro trabalhos também estão entre os finalistas. Na modalidade Documentário Jornalístico e Grande-Reportagem em Áudio e Rádio, o trabalho indicado é “Força e identidade de um povo: memórias dos suábios do Danúbio”, produzido pela acadêmica Samilli Penteado e orientado pela professora Éverly Pegoraro. Em Produção Multimídia, o trabalho finalista é intitulado “Violência sexual – Não é culpa sua”, que foi desenvolvido pela acadêmica Paula Claro com orientação da professora Ariane Pereira. Na modalidade Projeto de Extensão, a acadêmica Mayara Maier concorre com o trabalho “Florescer”, também orientado pela professora Ariane Pereira. O trabalho “Não é culpa sua”, produzido pela acadêmica Renatha Giordani com a orientação da professora Ariane Pereira, é finalista na modalidade Website.

O reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, comemorou as indicações e ressaltou a qualidade dos trabalhos finalistas. “A reitoria da universidade e toda a comunidade acadêmica ficou muito feliz com esse número tão um significativo de estudantes de Comunicação Social da nossa Unicentro, que foram indicados como finalistas. Isso demonstra a seriedade dos nossos estudantes e dos nossos professores dos cursos de Comunicação Social. Isso é reflexo de muito trabalho”, sentencia.

A festa de premiação dos ganhadores do Expocom Sul será transmitida pelo canal da Intercom no YouTube, no dia nove de outubro, a partir das 19h30. Os ganhadores receberão, depois da divulgação do resultado, os troféus em casa, pelos Correios ou por transportadora. Além disso, caso os trabalhos da Unicentro saiam da etapa regional como primeiros colocados, eles participarão, automaticamente, da etapa nacional do Prêmio Expocom, que reúne os ganhadores de cada uma das regiões do país.