Exposição Guarapuava em Flor já pode ser conferida de modo on-line

Exposição Guarapuava em Flor já pode ser conferida de modo on-line

O início da primavera marcou também o começo da exposição virtual Guarapuava em Flor. A mostra é uma proposta da Diretoria de Cultura da Unicentro a partir de um desafio lançado à comunidade da região para que enviassem fotos autorais de elementos da natureza. “A exposição Guarapuava em Flor tem como objetivo dar mais leveza ao nosso dia a dia. Nesses dias de pandemia é muita gente com depressão, com ansiedade, e a arte serve como um remédio para esse dia a dia tão pesado, que nós estamos passando”, explica a diretora de Cultura da universidade, professora Níncia Teixeira, sobre o objetivo dessa ação.

As flores nos pontos turísticos da cidade são característica das fotos de Marco Castilho

Recebidas as contribuições fotográficas, a Diretoria de Cultura da Unicentro está fazendo postagens diárias das imagens integrantes da mostra coletiva Guarapuava em Flor. A professora do Departamento de Ciências Biológicas da Unicentro, Gislei Maria Rigoni, foi uma das pessoas que enviou o registro do seu olhar sobre a natureza. “Ver a minha foto no meio de outras tão lindas me fez ficar muito feliz. A natureza está aí, basta um pouco de sensibilidade e atenção que você consegue capturar imagens lindas”, comemora a docente.

Essa sensibilidade é bastante evidente na composição das imagens que fazem parte da exposição Guarapuava em Flor. O professor Marco Cacilho, por exemplo, enviou para a Unicentro fotografias de flores em locais bastante conhecidos em Guarapuava. Nas fotos, as pétalas ganham destaque no primeiro plano, enquanto, ao fundo da imagem, podemos reconhecer pontos turísticos da cidade, como a Praça 9 de Dezembro em uma delas, e na outra, a rotatória do Cacique Guairacá. Para Marco, compartilhar olhares diversos sobre a estação colabora para que os dias nesses tempos de pandemia sejam mais leves.

Gostaria de parabenizar a iniciativa da Diretoria de Cultura da Unicentro por oportunizar a mim e a todos os participantes esse compartilhar de olhares coloridos da primavera. Diante de tempos obscuros, de incertezas, essa exposição artística é mais uma forma de trazer leveza à sociedade. Afinal, já dizia o poeta, ‘a arte existe porque a vida não basta’”, afirma o professor Marco.

Ao todo, a exposição coletiva Guarapuava em Flor reuniu cerca de 65 fotografias, que foram enviadas por 38 participantes. As fotos estão sendo postadas pouco a pouco no perfil da Diretoria de Cultura da Unicentro no Instagram, que é o @_dirc (www.instagram.com/_dirc). A mostra completa estará disponível no dia 20 de outubro.

Exposição estará completa no dia 20 de outubro

Deixe um comentário