Inscrições para curso de Pedagogia no Contexto do Campo abrem segunda-feira, 21

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo diferenciado para o curso de Licenciatura em Pedagogia: Docência na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Contexto do Campo. No total, serão ofertadas 19 vagas para o curso, que é presencial. A vice-coordenadora do Laboratório em Educação do Campo e Indígena da Unicentro, professora Valdirene Maduca de Moraes, destaca que as vagas são destinadas a candidatos vindos de acampamentos e assentamentos da reforma agrária e, também, de comunidades quilombolas. “Esse curso é vinculado ao Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária, o Pronera, em parceria com o Incra, com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e as comunidades quilombolas do Paraná. Portanto, as inscrições são destinadas aos sujeitos oriundos de acampamentos e assentamentos da reforma agrária e das comunidades quilombolas, já que o objetivo do curso é formar os educadores para atuar nas escolas dos seus próprios contextos”, afirma.

A seleção e classificação do processo seletivo diferenciado serão feitas a partir das notas obtidas pelos candidatos no Enem, que é o Exame Nacional do Ensino Médio, nos anos de 2015 a 2019. Para os classificados, a previsão é de que as aulas comecem ainda esse ano de forma remota em modelo de turma única. “Após a finalização do processo seletivo, os candidatos aprovados e classificados deverão fazer a matrícula, em data ainda a ser definida e divulgada, tendo em vista que o início das aulas de forma remota, em função da pandemia, está previsto para novembro desse ano”, detalha Valdirene.

A professora ressalta ainda a importância da formação de educadores do campo, já que o curso de Licenciatura em Pedagogia: Docência na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Contexto do Campo considera a diversidade e características de cada local. “Esses cursos são de extrema importância, pois produzem impactos e resultados relevantes no sentido de contribuir para que os sujeitos do campo possam acessar e permanecer nos cursos de formação profissional em nível superior”.

As inscrições para o processo seletivo diferenciado para o curso de Licenciatura em Pedagogia: Docência na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental no contexto do campo vão até o dia quatro de outubro e são feitas exclusivamente através do site www3.unicentro.br/vestibular/diferenciado.