Mesmo a distância, Unicentro dá início a edição 2020 do Projeto Integração

“O projeto Integração é uma forma da Unicentro acolher os novos docentes, demonstrar a importância para a nossa universidade de professores qualificados, capacitados e que venham a somar e contribuir com a Unicentro. Esse programa serve para mostrar o que a universidade tem a oferecer, para entrosar os nossos professores e, tenho certeza, que é um projeto de boas-vindas”. A explicação acima é do vice-reitor da Unicentro, professor Ademir Fanfa Ribas, e diz respeito ao projeto Integração – uma ação da universidade que busca a ambientação de professores ingressantes na instituição. Público-alvo que, segundo o pró-reitor de Recursos Humanos, Robson Ferrás, é justamente a evidência da importância da atividade realizada pela universidade desde 2015.

“O público-alvo do projeto Integração são os docentes que estão em estágio probatório. Docentes que ingressaram recentemente na carreira e que, ao chegarem na universidade, precisam conhecer sobre os procedimentos diversos relacionados às diferentes unidades da universidade. Então, o projeto Integração tem por objetivo, justamente, demonstrar como é a forma de funcionamento da instituição, quais são os procedimentos que devem ser adotados para diversas situações que envolvem a carreira docente como a proposição de projetos, mecanismos de carreira, como progresssão, entre outras questões diversas de interesse dos professores da universidade”, detalha Robson.

Para isso, a Reitoria da Unicentro, através da Pró-Reitoria de Recursos Humanos e em parceria com as demais unidades administrativas da instituição, oferece aos docentes em estágio probatório seis oficinas. Esses mini-cursos são realizados a cada quinze dias e cada encontro oferece informações sobre duas unidades vinculadas à administração central. A primeira oficina, por exemplo, realizada essa semana, abordou aspectos relacionados à Proplan, que é a Pró-Reitoria de Planejamento, e a Coorti, que é a Coordenadoria de Tecnologia e Informação. Esse ano, em virtude da pandemia de coronavírus, as atividades do projeto Integração, assim como as demais atividades de ensino, pesquisa e extensão da Unicentro, estão sendo ofertadas de modo remoto.

“Nós entendemos que o projeto Integração tem dois focos em termos de importância para os professores que ingressam na universidade. Um deles é a questão técnica. Justamente demonstrar a forma de funcionamento da instituição, das diversas Pró-Reitorias, Coordenadorias, para que o professor possa mais rapidamente se ambientar com esses procedimentos institucionais. Mas a outra importância diz respeito, de fato, a criação de um espaço onde as pessoas podem se conhecer, tanto os professores que ingressam, entre eles, mas de igual forma esses professores para com os setores da universidade, os pró-reitores, os coordenadores, enfim, essa troca de informações, essa troca de experiências, a criação de um espaço de discussão de ideias, de interação de igual forma é uma importância do projeto Integração”, defende o pró-reitor de Recursos Humanos.

Nesse ano, são 28 os professores, que estão iniciando a carreira docente na Unicentro, participantes das oficinas do projeto Integração. Um deles é o Marcos Aurélio Larson, do Departamento de Ciências Contábeis, que saiu animado da primeira oficina. “O primeiro encontro demonstrou para a gente que existem peculiaridades, que a gente ainda não conhecia e que há uma abertura maior de conhecimento. Então, o primeiro encontro foi muito legal, foi joia e despertou curiosidades – entender melhor quais são os trâmite necessários, quais são os departamentos se tiver algum problema ou necessidade que eu preciso percorrer. Então, dá aquela visão mais ampla do todo da universidade”, avalia.

A professora Elizandra Alves, do Departamento de Letras, atuou por oito anos como docente temporária na Unicentro. Apesar do tempo de casa, agora como efetiva, está vendo a instituição a partir de uma outra perspectiva e acredita que as oficinas contribuirão para seu desempenho como professora, pesquisadora e extensionista. “Eu acredito que a iniciativa de oferecer a nós, professores ingressantes na Unicentro, esse projeto, que é o Integração, é de grande importância, uma vez que ele vai nos proporcionar grandes conhecimentos que são estruturais e funcionais da instituição, muitas vezes desconhecidos. O projeto ainda nos leva a compreender questões relacionadas à legislações da Unicentro, que são inerentes a nossa vida, a vida docente. Acredito também que pode nos proporcionar um momento de interação com os nossos colegas – os novos docentes, os que já estão na instituição e, também, com os agentes universitários”, finaliza Elizandra.