Varal de Poesias recebe textos e desenhos de estudantes de escolas públicas

A arte nos humaniza. Experimentam desse processo de humanização tanto quem aprecia, quanto quem compõe produções artísticas. Com o intuito de incentivar essa relação, o Varal de Poesias Cristina Mosele chega a sua 15ª edição e será realizado de maneira remota pela Unicentro em 2020. A partir do tema “Subjetividade na Pandemia”, o objetivo do evento é selecionar poemas e desenhos de jovens estudantes, que retratem sentimentos provocados pelo isolamento social, causado pela pandemia de covid-19.

A diretora de promoção cultural do campus Irati da Unicentro, professora Eliziane Streichen acredita que, participando do evento, tanto os compositores, quanto o público, podem experimentar sensações que traduzem a intensidade deste momento atípico que vivemos em função da pandemia. “Eu acredito que a arte produzida pelos nossos alunos artistas das escolas e da Unicentro pode revelar muita coisa e, de repente, um outro objetivo também, é que outros pares, outros colegas, ou alguém que está lá apenas assistindo esse evento, que visualize essa arte no site, essa pessoa também pode se identificar com essa mesma questão, com esse mesmo problema e perceber que não está sozinho, que tem outras pessoas vivenciando essa realidade”, afirma.

Diferentemente das outras edições, nesse ano o Varal de Poesias vai ser realizado de forma on-line (Foto: arquivo Coorc)

As inscrições de trabalhos artísticos para o Varal de Poesias Cristina Mosele estão abertas. Podem participar alunos das 37 escolas de Ensino Médio dos nove municípios vinculados ao Núcleo Regional de Educação de Irati, estudantes do Instituto Federal do Paraná, o IFPR Campus Irati, e dos primeiros anos dos cursos da Unicentro em Irati. A submissão de poemas e desenhos vai até o dia nove de outubro e pode ser feita pelo site evento.unicentro.br/site/varaldepoesias/2020. Para participar, os interessados devem consultar o regulamento disponível no site. A quantidade de versos ou estrofes dos poemas é livre, assim como o uso de materiais para os desenhos, que pode ser em grafite, lápis de cor, caneta, giz de cera, entre outros.

Segundo a coordenadora do evento, a professora Eliziane, para submeter seu trabalho no sistema de inscrição, os alunos devem ter sido aprovados por uma banca prévia feita pela escola ou departamento do curso de graduação, que poderá indicar, no máximo quatro poemas e quatro desenhos por turma. “Esses trabalhos passarão por três bancas, três tipos de avaliação. Uma interna, que é realizada pelos professores das escolas e dos cursos dos primeiros anos da universidade; depois por nós, não para selecionar os melhores projetos, mas para verificar a documentação, se os termos de consentimento estão todos assinados; e depois, temos uma banca externa, formada por professores da USP, inclusive, que farão a classificação final”, detalha Eliziane.

O Varal de Poesias vai premiar os três primeiros colocados de cada categoria. Os classificados recebem troféus e brindes surpresa. Além de estimular a produção artística e divulgar novos jovens talentos, um dos objetivos do Varal de Poesias da Unicentro é fortalecer a integração entre a universidade, a escola e a comunidade. “É de suma importância a realização desse projeto, porque ele vem ao encontro com a parte formativa, a parte da expressão, da literatura, da interpretação e, principalmente, da formação do aluno como um sujeito ativo no processo de ensino e aprendizagem. A importância do fortalecimento da universidade com o Núcleo Regional de Educação de Irati e as escolas torna-se fundamental nesse momento especial que estamos vivendo numa era tecnológica, numa era da informação, e também é uma aproximação, principalmente, entre a universidade e as escolas estaduais, as escolas públicas, para que possamos fortalecer as condições de trabalho e o processo de ensino e aprendizagem”, salienta o chefe do Núcleo Regional de Educação de Irati, professor Marcelo Komar.

A revelação dos poemas e desenhos vencedores do Varal de Poesias será feita em um evento online nos dias três e quatro de novembro, a partir das 19 horas, via Google Meet, com transmissão pelo YouTube. Para assistir a premiação, o público pode se inscrever como ouvinte até o dia dois de novembro, pelo site de eventos da Unicentro. Também no mesmo site, ficarão disponíveis em exposição virtual todos os poemas e desenhos participantes.