Professora da Unicentro toma posse como diretora de associação científica da Comunicação

A professora Ariane Pereira, docente do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em História da Unicentro, foi empossada, nessa sexta-feira, 04, diretora Cultural da Intercom. A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação é a maior entidade científica da área da Comunicação do Brasil e da América Latina, congregando pesquisadores de todos os níveis de formação – de pós-doutores à graduandos. Há 43 anos a associação trabalha pela consolidação do campo da pesquisa em comunicação no Brasil.

“A Intercom nasceu como resistência, durante o período de ditadura militar, para ressaltar a importância da comunicação, como área de estudos e do conhecimento, e também para reafirmar que a comunicação, enquanto ato, é um direito humano universal, que a liberdade de expressão não podia e não pode ser suprimida. Hoje, quatro décadas depois, ainda precisamos estar atentos a esses dois aspectos. E esse é o compromisso dos diretores que tomaram posse nesse sexta com os associados da Intercom”, afirma a professora Ariane.

A diretoria executiva da entidade tem mandato de três anos. Essa é a terceira vez que a docente da Unicentro assume uma função nela. Entre 2014 e 2017, Ariane foi diretoria adjunta da área da Científica, respondendo pelo Intercom Júnior, Na gestão que se encerra, entre 2017 e 2020, Ariane foi diretora de Planejamento da entidade. Agora, assume a área Cultural. “Meu papel nessa gestão é dar continuidade aos projetos da Diretoria de Cultural, mas ao mesmo tempo buscar implantar mudanças e inovações, por exemplo, nos prêmios organizados anualmente pela entidade, que enaltecem desde produções práticas de estudantes de graduação, até pesquisas científicas de mestrado e doutorado, além da trajetória dos pesquisadores sêniores”, explica.

Assembleia foi realizada de modo remoto, em virtude da pandemia de coronavírus (Foto: arquivo pessoal)

O Departamento de Comunicação da Unicentro já teve outros professores atuando como diretores e colaboradores da Intercom. O professor Marcio Fernandes foi coordenador do Expocom e diretor Regional Sul. Iris Tomita e Maicon Ferreira coordenaram a área de Publicidade do Intercom Júnior. Da atual diretoria, empossada nessa sexta, também faz parte do egresso do curso de Jornalismo da Unicentro e, hoje, professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Luãn Chagas.