Escuta de idosos durante pandemia é proposta de projeto de extensão da Unicentro

Cuidar da população idosa tem sido ainda mais essencial durante a pandemia de covid-19. Por integrarem o grupo de risco da doença, eles têm ficado bastante tempo em casa, evitando a circulação nas ruas, como medida preventiva contra o coronavírus. Nesse contexto, muitos têm se sentido solitários e, por isso, a Unicentro está atuando para amenizar esse sofrimento. Através de conversas por ligações telefônicas, estudantes e professores da universidade oferecem acolhimento aos idosos de Irati que estão se sentindo emocionalmente abalados na quarentena.

Segundo a coordenadora do projeto de extensão Serviço de Escuta aos Idosos em Isolamento Social no Contexto da Pandemia, professora Juliana Marcolino Galli, essa é uma tentativa de estabelecer novas formas de comunicação “O objetivo desse projeto é que a gente possa oferecer uma escuta e um acolhimento a esses idosos, que estão sem atividades, sem ter com quem conversar. Então, a ideia é de que eles usem esse serviço ligando e dizendo o que mais está preocupando eles, quais são as maiores dificuldades. A gente tem uma ficha de atendimento que traça o perfil do idoso – com quem ele mora, o que ele anda fazendo, quais são as atividades de lazer que ele gostaria, se ele tem alguma escolaridade -, e vamos direcionando esse idoso, que utilizou o serviço, para grupos de WhatsApp. Então, ele acaba conhecendo outros idosos e nesses grupos a gente vai propondo atividades à distância”, explica.

Aluna da Unicentro conversa com idosos pelo telefone (Foto: arquivo pessoal)

O Serviço de Escuta aos Idosos funciona de segunda a sexta-feira, entre 8h e 17h. A equipe da Unicentro tem trabalhado em conjunto com o Departamento de Políticas da Pessoa Idosa, vinculado à Secretaria de Assistência Social de Irati. O projeto funciona como um anexo ao Disque-Apoio para Pessoas Idosas – um atendimento telefônico do município criado, durante a pandemia, para que a população idosa pudesse solicitar serviços, como farmácia e mercado, quando não possuem alguém para fazer as compras por eles.

O secretário executivo de Assistência Social do município e também professor da Unicentro, Denis Cezar Musial, conta que no decorrer dos atendimentos do Disque-Apoio foi percebida uma demanda para além dos serviços de compras, já que muitos idosos comentavam sobre o que vinham sentindo durante a pandemia de coronavírus. “O que identificamos nesse serviço – que recebemos uma média de 150 ligações – é que, na maioria das ligações, os idosos queriam conversar sobre as angústias, todo o processo que eles estavam vivenciando e a pressão social de estar nesse processo de isolamento.sse Serviço de Escuta vem proporcionando articular as próprias relações entre as instituições para que possam pensar em estratégias e alternativas de projetos de cuidado à população idosa, que é uma população vulnerável e está no foco da discussão. Que haja então esse apoio entre esses serviços e que o município e a própria universidade possam pensar em alternativas de cuidados a essa população idosa”.

A equipe da Unicentro também tem auxiliado no acompanhamento das atividades propostas aos idosos pela Secretaria Municipal de Assistência Social, que está entregando kits com materiais lúdicos, como passatempos, para a população idosa de Irati, preferencialmente para aqueles em situação de vulnerabilidade social. “O próprio Departamento de Políticas da Pessoa Idosa elaborou esse kit que vai passatempos, palavras-cruzadas, material para arte, pintura de mandalas. O Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e o Creas (Centro de Referência de Atendimento Especializado de Assistência Social) indicam quais são os usuários que poderiam receber esse kit, a Secretaria Municipal de Assistência Social entrega o kit na casa, tomando todos os cuidados em relação a propagação do coronavírus. Depois, no projeto, a gente vai acompanhando como é que os idosos estão se sentindo, se eles estão executando algumas atividades, o que isso tem proporcionado em termos de diálogo. Eles podem contar essas experiências nos grupos, e a gente vai criando outras possibilidades para que eles se mantenham mais ativos, que contem com o outro, que possam trazer as suas angústias e a gente vai minimizando esse sofrimento no isolamento social”, conta a professora Juliana.

Kit entregue para os idosos que participam do projeto (Foto: arquivo pessoal)

O projeto de escuta de idosos envolve estudantes e professores dos cursos de Psicologia, Fonoaudiologia e Serviço Social da Unicentro. Uma das alunas que tem feito os acompanhamentos por ligações é a Lirian Simões Krupek, que está no 4º ano de Psicologia. “O idoso por mais que ele não saia para trabalhar ou não tenha uma rotina ativa fora de casa, ele tem uma rotina de contato com outras pessoas e com a pandemia isso é restringindo. Então, ele fica ainda mais vulnerável, mais fragilizado. Essa possibilidade de ter com quem falar sobre o que está sentindo nesse momento é muito importante, e é a universidade em parceria com a Assistência que está proporcionando isso”.

O Serviço de Escuta aos Idosos em Isolamento Social está disponível de segunda a sexta-feira, entre às 8h e 17h, pelos telefones 99976-8081 e 99927-3906.