Enfrentamento da crise e desenvolvimento regional são tema de live nessa terça-feira

Enfrentamento da crise e desenvolvimento regional são tema de live nessa terça-feira

Promover o desenvolvimento socioeconômico de forma integrada e sustentável do Território Paraná Centro e, simultaneamente, melhorar o ambiente de negócios das micro e pequenas empresas que atuam na região. Esses são os objetivos do Comitê Territorial Paraná Centro, que retomou as atividades, durante a pandemia, como forma de ajudar os empreendedores das cidades do entorno de Guarapuava nesse momento de crise sanitária e econômica. Lideradas pelo Sebrae, entidades públicas e privadas, entre elas a Unicentro, estão trabalhando para auxiliar na retomada econômica em toda a região.

Para isso, três ações estão em andamento. A primeira delas é a realização de uma live, nessa terça-feira, 18 de agosto. O tema do encontro on-line é “Empreendedores do Paraná Centro que se reiventaram” e ele contará com a participação de três micro e pequenos empreendedores de Guarapuava e Pitanga – Adayr Hey, Guilherme Romani e Renato Küster Neto. “Visa mostrar e valorizar casos de empreendedores que estão se reinventando e se superando, e desta forma inspirar outros empreendedores. Demonstrar que, muitas vezes, ações simples, que não demandam de grandes tecnologias podem ser implementadas e trarão impactos positivos de impacto para as empresas”, explica aconsultora do Sebrae e coordenadora do Comitê Territorial PR Centro, Marcia Beatriz da Silva.

A live tem início as 19h e para participar basta se inscrever pelo portal do Sebrae Paraná. “A intenção”, completa o professor Marcio Fernandes, coordenador de Relações Institucionais da Unicentro e representante da universidade no Comitê Territorial Paraná Centro, “é mostrar três cases de sucesso aqui do centro do Paraná quem tenham, digamos, se reinventado desde o início da pandemia, desde março desse ano, para estimular outro comerciantes, outros prestadores de serviço também aqui do centro do Paraná. Nada melhor do que termos exemplos locais, regionais para estimularmos aqueles que também ajudam a movimentar a economia, aqui desse pedaço do estado”.

Um dos três convidados da live, o chef Guilherme Romani conta que a pandemia fez com que ele acelerasse um processo iniciado no final de 2019, quando fechou sua confeitaria: trabalhar em casa e com mais qualidade de vida. Foi assim que ele começou a divulgar, pelas redes sociais, pratos típicos de outros países, ofertando por delivery uma novidade gastronômica por semana aos guarapuavanos. “Essa reinvenção de pensar, num momento de crise, num momento que você precisa de um dinheiro rápido para começar a girar, então foi essa a ideia. Eu comecei a fazer pratos de alguns países e isso chamou a atenção e as pessoas conseguiam comprar esses pratos de uma maneira muito acessível. Foi muito interessante então porque eu também estou crescendo muito profissionalmente, está sendo muito estudo através do prato que eu vou entregar para a pessoa”.

Para dar sequência ao projeto de auxiliar os micro e pequenos empreendedores da região na retomada econômica, o Comitê Paraná Centro também está realizando um diagnóstico do impacto da crise provocada pelo coronavírus na região. Além disso, segundo o professor Marcio, Unicentro, Sebrae e Uniguairacá estão construindo um marketplace. “Vai funcionar como uma grande central de oferta de créditos, digamos assim. Tudo o que o mercado brasileiro oferta de crédito, as principais linhas, as taxas de juros, carências, quem está financiando, quem é o público daquele agente financeiro, seja ele agente privado ou agente público”.

Deixe um comentário