O Caminho de Peabiru e o Paraná Espanhol são temas de live nesta quarta, 12

O Caminho de Peabiru e o Paraná Espanhol são temas de live nesta quarta, 12

Trabalhar entre as evidências geológicas e as lendas relacionadas ao Caminho de Reabriu, que é um conjunto de trilhas indígenas considerado um marco na formação do território paranaense. Esse é um dos objetivos da live “Caminho de Peabiru e o Paraná Espanhol”. Um evento organizado em parceria pelo PET Geografia; o Grupo de Estudos em Geografia Agrária, Ruralidades e Território, o Gear; o Programa de Pós-Graduação em Geografia; e o Departamento de Geografia da Unicentro. Segundo o professor Sergio Fajardo, a atividade on-line tratará da formação do espaço paranaense no período pré-português e apresentará uma perspectiva sobre o Caminho de Reabriu. Para ele, um tema que mexer com o imaginário.

Na Geografia, trabalhamos a formação do espaço paranaense e, algo que sempre nos preocupou, é que muitas pessoas desconhecem o fato de que, por alguns séculos, o nosso território era espanhol. O Caminho de Peabiru, um conjunto de trilha indígenas que está no nosso imaginário quase de modo lendário, também foi utilizado por exploradores espanhóis. Assim o objetivo da palestra é trazer essa perspectiva pré-ocupação portuguesa como marco na formação do território paranaense”, explica o professor Sérgio.

As trilhas destacadas em vermelho integram o Caminho de Peabiru (Mapa: Seed)

A palestra também será marcada pela integração entre docentes e os alunos da graduação e da pós-graduação. Afinal, além da curiosidade relacionada ao tema, a convidada – a arqueóloga Cláudia Inês Parellada – já é um grande atrativo. “A palestra tem por objetivo integrar os docentes e alunos da graduação e da pós-graduação em Geografia da Unicentro a fim de se compreender as pesquisas realizadas pela arqueóloga Cláudia Inês Parellada, do Museu Paranaense, em relação a arqueologia no estado. Envolve uma história milenar, um processo de ocupação e colonização do estado e servirá para divulgar uma parte da história do Paraná”, avalia o tutor do PET Geografia, professor Mario Zasso Marin.

A palestra poderá ser acompanhada pelo Youtube, no canal do Gear, nessa quarta-feira, 12 de agosto, a partir das 19h. A conferência é aberta a toda a comunidade e o convite para participar é reforçado pelo professor Sérgio. É um tema que desperta muita curiosidade, mas ainda desconhecido para muitos. Por essa razão, julgamos importante trazer uma especialista renomada no assunto e premiada, que é Claudia Parellada. Ela tem muitas pesquisas e publicações relacionadas ao tema”.

Deixe um comentário