Estudantes da Unicentro têm até dia 16 para se inscrever no edital de concessão de celulares

A Unicentro está disponibilizando 300 celulares que devem beneficiar, sobretudo, os estudantes que não possuem aparatos tecnológicos para a realização das atividades não presenciais. Os aparelhos são resultado de uma parceria entre a universidade e a Delegacia da Receita Federal de Foz do Iguaçu, que doou os equipamentos para a instituição. Para a distribuição dos celulares, que serão entregues em sistema de comodato – isto é, com devolução prevista ao fim do período de atividades remotas, foi feito um Edital Público. O documento foi elaborado pela Coorae, que é a Coordenadoria de Apoio ao Estudante, e tem como objetivo regrar o processo de inscrição e, também, de seleção dos alunos.

A iniciativa do empréstimo dos celulares foi a forma encontrada pela universidade para que um maior número de acadêmicos possa participar, com tranquilidade, das aulas que, desde a segunda metade de abril, estão sendo realizadas de forma remota, em virtude da suspensão das atividade presenciais como prevenção à covid-19. O único critério estabelecido em edital para a concessão dos celulares com acesso à internet é social. Por isso, podem participar do processo os acadêmicos com renda familiar de até 1 ½ salário mínimo por pessoa.

As inscrições, inicialmente previstas para terminar em sete de agosto, foram prorrogadas e, agora, os alunos podem se registrar até o próximo dia 16. Segundo a coordenadora de Apoio ao Estudante, professora Maria Regiane Trincaus, a adesão por parte dos acadêmicos está abaixo do esperado e, por isso, a administração da universidade decidiu pela ampliação do prazo. Além disso, ela salienta que uma equipe de assistentes sociais está trabalhando para ajudar os estudantes em todos os processo de inscrição. “Nós estamos mantendo uma assistente social em cada campus para sanar as dificuldades que eles tenham – tanto com relação aos documentos que são necessários para o aluno concorrer nesse edital, quanto elas mesmas auxiliarem eles a conseguir esses documentos ou, até mesmo, a fazer essa inscrição”, reforça.

Para falar, tirar dúvidas e pedir apoio para as assistentes sociais os estudantes devem procurar as profissionais que trabalham no campus em que seu curso está sediado. No Cedeteg e no Santa Cruz, o atendimento é realizado entre 9h e 12h e das 14h às 17h. Os telefones são, respectivamente, 3629-8346 e 3621-1309. Já em Irati, o atendimento vai das 8h às 11h e das 13h às 16h. Lá o telefone é o 3421-3107. “Quem ainda não submeteu a inscrição, quem ainda não concorreu e tem essa necessidade, se inscreva. A gente tem aparelhos suficientes para suprir a demanda dos alunos da Unicentro, daqueles que estão apresentando essa dificuldade com aparelho”, enfatiza Regiane.

O processo de inscrição é todo realizado on-line. O Edital está publicado no site da Unicentro (para acessar, clique aqui). Para se inscrever, o estudante deve acessar o E-Protocolo da instituição e anexar a Ficha de Inscrição preenchida, que é o Anexo 1 do Edital; uma justificativa de até 10 linhas sobre porque precisa do equipamento, que é o Anexo 5; o Termo de Compromisso do Estudante, disponível como Anexo 4 do Edital, preenchido; o Quadro de Composição da Renda Familiar, que é o Anexo 6; e, também, a cópia dos documentos listados no Anexo 2, entre os itens 2 e 16. São exigidos, por exemplo, comprovante de matrícula; CPF e documento de identificação; comprovante de cadastro no CadÚnico, que é o Cadastro Único para Programas Sociais, do Governo Federal; e comprovantes de renda dos membros da família.