Departamento e Mestrado em Letras da Unicentro comemoram 50 e 10 anos

Departamento e Mestrado em Letras da Unicentro comemoram 50 e 10 anos

2020 marca os 50 anos da criação do Departamento de Letras do Campus Santa Cruz da Unicentro (Delet) e, também, os 10 anos da instalação do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL). E para que a data seja lembrada, mesmo com o distanciamento social em virtude da covid-19, o Delet e o PPGL dão início as comemorações de forma remota. “É aberto ao público em geral, alunos, comunidade, professores da rede pública e da rede privada, para que a gente comemore as conquistas da universidade e do curso de Letras, que é um dos mais antigos da Unicentro”, conta a professora Níncia Cecília Teixeira, reforçando que as atividades comemorativas estão programadas para ocorrer até o mês de novembro.

Serão conferências, mesas redondas, cursos de curta duração e rodas de conversa tendo como principal objetivo apresentar as pesquisas desenvolvidas pelos professores do departamento. Além disso, a comemoração contará com a participação de diversos convidados de universidades parceiras. A primeira temática abordada é “Mulheres na literatura: cenas paranaenses”. A live será nessa terça-feira, 28 de julho, a partir das 19 hora com a participação da escritora e professora da Universidade Federal do Paraná – a UFPR, Luci Collin e mediação da professora Níncia. 

Ao completar 10 anos, PPGL conquista a aprovação da oferta de doutorado

“A live de abertura foi escolhida a temática sobre literatura de mulheres, porque na sequência das apresentações, até o final do ano, cada professor do departamento vai expor suas pesquisas, e a minha pesquisa de pós-doutorado é foi acerca da escritora Lúcia Collin. Então, a escolha foi porque é objeto da minha pesquisa e porque ainda não há muita visibilidade das escritoras paranaenses. Então, nós procuramos aumentar o campo de conhecimento sobre essas escritoras num nível maior que o nosso estado”, explica Níncia. Para participar da live basta acessar a plataforma de eventos da Unicentro e se inscrever. Todos os inscritos receberão, previamente, o link para participar das atividades. 

A coordenadora do PPGL, professora Maria Cleci Venturini, destaca que a melhor forma encontrada para estruturar o evento foi a integração entre a graduação e pós-graduação, além de incluir a comunidade por meio de temáticas que serão abordados durante os quatro meses de comemoração, que são, segundo ela, reflexões sobre o contexto atual e novas perspectivas de ensino. “O Departamento de Letras conta com meio século e o Programa de Pós-Graduação em Letras com 10 anos, sublinhando também a aprovação do doutorado, que tornou nossa pós-graduação em um programa tendo mestrado e doutorado. E essa atividade, então, conjunta – mestrado e Delet, entre graduação e pós-graduação – é justamente para integrar essas duas atividades”. 

Outra atividade prevista é a publicação de um dossiê temático em uma edição especial da Revista Interfaces, que contará com o tema “Cinquentenário do Curso de Letras, 10 do Programa de Pós-Graduação em Letras e 30 anos da Unicentro”. Os interessados podem submeter artigos até o dia 31 de agosto. “Não é a pandemia que vai nos fazer deixar de celebrar essa longevidade do curso de Letras e a importância que o curso de Letras tem para Guarapuava e para toda nossa região, assim como nosso programa de pós-graduação”, finaliza Maria Cleci.

Deixe um comentário