Abertas inscrições para Simpósio Internacional de Comunicação, Educação e Tecnologia

Fortalecer a formação dos participantes, aprimorar práticas didático-pedagógicas e demonstrar o uso de diferentes tecnologias associadas à educação. Esses são alguns dos objetivos do II Simpósio Internacional de Comunicação, Educação e Tecnologia, Sicet. O evento é bienal, está em sua segunda edição e ocorre, neste ano, nos dias 20 e 21 de agosto. “O objetivo principal é o de formar um elo colaborativo entre o programa de pós-graduação, a graduação, ensino básico, fundamental e médio, com a junção da tríade da universidade, sendo a pesquisa, ensino e extensão, o qual torna-se essencial para ampliação da rede de conhecimento referente a temática de tecnologias digitais da informação e comunicação aplicadas à educação. Além de consolidar a inserção da comunidade acadêmica em projetos de extensão e pesquisa vinculados aos laboratórios do PPGE e articular os conhecimentos provenientes de tais estudos aos processos educativos realizados nas escolas de educação básica e em outros espaços da comunidade”, explica a professora Jamile Santinello, que faz parte da comissão organizadora.

O evento é organizado pelo Laboratório de Estudos em Comunicação, Educação e Tecnologia, que é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação e ao Departamento de Pedagogia. Além disso, também conta com o apoio da reitoria da Unicentro, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, da Pró-Reitoria de Extensão e Cutura e do Setor de Ciências Humanas, Letras e Arte da universidade. De acordo com a professora Jamile, estão previstas atividades síncronas e assíncronas, que devem reunir conferencistas nacionais e internacionais discutindo o tema “Cultura digital e midiatização pedagógica: desafio docente”. “As atividades previstas para o evento são quatro conferências interativas, contando com oito conferencistas internacionais e cinco nacionais. Os internacionais pertencem aos seguintes países: Paraguai, México, Uruguai, Argentina e Colômbia, e os pesquisadores nacionais são de nossas universidades co-irmãs UEM, UEL, UEPG, e também contamos com UTFPR-Londrina e UFSS-RS. Também teremos cinco workshops, em deles internacional. Teremos apresentações de trabalhos, distribuídos em cinco eixos temáticos”.

O simpósio tem como público-alvo pesquisadores, professores de todas os níveis de ensino, professores em formação inicial, pessoas que tenham interesse na área, e a comunidade em geral, tanto do Brasil como do exterior, que tem interesse na área. A inscrição é gratuita, mas é importante que o interessado faça com antecedência, já que as vagas, como alerta a professora Jamile, são limitadas. O prazo para ouvintes se encerra em 31 de julho e para apresentação de trabalhos no próximo dia 17. “Seria oportuno realizar a inscrição com antecedência, para garantir sua vaga no evento. Já temos inscrições até o momento de Pernambuco, Piaui, Pará, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Rondônia, e até da Argentina”, recomenda. As inscrições para a comunidade acadêmica estão disponíveis no site de eventos da Unicentro. Já aqueles que são da comunidade externa devem realizar um cadastro no Sistema de Gestão de Eventos da Unicentro e selecionar o Sicat.

A professora Jamile destaca a importância do evento e os desafios enfrentados pelos docentes nesse período de isolamento social. “A importância do evento se faz por meio de discussões oportunas para o tempo de isolamento social, bem como os desafios enfrentados pelos docentes, a partir da cultura digital e midiatização digital, no sentido de enfatizar reflexões acerca das práticas docentes, dos desafios contemporâneos, da formação docente, das práticas pedagógicas e, da educação online. Ao organizar o evento à distância, os desafios são intensificados, evidenciando potencialidades e fragilidades, relacionados a qualquer outro presencialmente executado, no sentido de que os esforços na organização, dos contatos com conferencistas, da forma de estabelecer e disponibilizar informações no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle são mais emergentes e as responsabilidades se ampliam”, finaliza.