Unicentro passa a integrar o Comitê Territorial Paraná Centro liderado pelo Sebrae

A covid-19 é responsável por uma série de mudanças comportamentais e econômicas nesse período de pandemia. Transformações que, também, podem se estender ou ter desdobramentos futuros. As consequência do coronavírus para as economias locais têm sido apontadas como um dos pontos centrais a serem refletidos nesse momento, de modo a preparar as sociedades para enfrentar o problema, como tem feito com a própria pandemia. Pensando nisso, a regional do Sebrae deu início, essa semana, a retomada do Comitê Territorial Paraná Centro. O grupo é formado por 25 entidades de 12 municípios da região, como Guarapuava, Boa Ventura do São Roque, Laranjal, Mato Rico, Pitanga e Turvo.

“A maioria das ações é pautada, justamente, na atuação de ambiente de negócios e como essa atuação pode gerar um impacto nos pequenos negócios. São objetivos mais estratégicos, mais macro que, muitas vezes, podem desmembrar em ações de alguns parceiros, executarem essa ação, ou talvez alguma adequação municipal na lei para que favoreça, beneficie o micro-empreendedor do município e faça com a que a economia local de todos os municípios alavanque. Então, todas ações construídas são pautas, justamente, no desenvolvimento econômico”, explica o gestor de projetos Sebrae Regional Centro, Emerson Lourenço.

O Comitê, segundo Emerson, foi atuante entre 2017 e 2018, quando parou as atividades, que estão sendo retomadas agora. Ações conjuntas que se mostram necessárias para apoiar a retomada econômica tanto dos municípios da região, quanto dos negócios de micro e pequenos empreendedores locais. “A gente fez essa retomada, pensando justamente nessa dinâmica que queremos dar para o território”, completa o gestor de projetos do Sebrae. Entre os integrantes do Comitê Territorial Paraná Centro está a Unicentro que é representada pelo diretor da Crie, que é a Central de Relacionamentos Institucionais da universidade, professor Marcio Fernandes.

“A Unicentro foi convidada, com muita honra, a participar deste Comitê que é multissetorial e multi-institucional. Ouve uma primeira conversa on-line com cerca de 25 entidades de todo o centro do estado, buscando apresentar diagnósticos e, mais do que isso, proposições sobretudo para a economia da região, desse nosso entorno aqui, os municípios onde a Unicentro gravita com propriedade. A universidade apresentou todas as ações que ela tem feito na área de saúde e, também, colocou a disposição seu capital intelectual, a sua expertise, pensando na economia da região, mas sobretudo na microeconomia, pequeno empreendendor, no agricultor, nesses setores que foram bastante atingidos e que é preciso estimular o reaquecimento”, detalha Marcio.

Para o Sebrae, a participação de instituições de ensino superior e, em especial, da Unicentro é fundamental quando se tem como objetivo a expansão estratégica. “É a base, é o ensino, preparar pessoas para estarem aptas no mercado de trabalho. Seja ela na parte operacional, estratégica, tática, enfim. A Unicentro participando do Comitê Territorial, entendendo a dinâmica que está acontecendo no território, as ações que estão sendo planejadas, automaticamente facilita que essa informação chegue na ponta, que é o principal de tudo. A gente quer que todas as ações decorrentes do Comitê Territorial cheguem para a sociedade”, avalia Emerson.

Novas reuniões já foram agendadas com o objetivo de colocar em práticas as ideias lançadas nesse primeiro encontro, como exemplifica o professor Marcio. “Uma das ideias surgidas é, por exemplo, uma grande campanha midiática estimulando as compras locais. Isso é fundamental para aqueles pequenos comerciantes ganharem um pouco de corpo, de fôlego, de sobrevida”.