Unicentro orienta trabalhadores, lojistas e consumidores em reabertura do shopping
A Prefeitura Municipal de Guarapuava autorizou e o shopping da cidade reabriu na última quinta-feira. Para garantir mais segurança para as equipes do shopping e das lojas e, também, para os clientes, o Departamento de Enfermagem da Unicentro foi convidado a acompanhar e orientar essa retomada das atividades. Para isso, de quinta a domingo, equipes da universidade se revezaram nas portas do shopping. Cada pessoa que entrava tinha a temperatura medida e também recebia orientações para higienizar os sapatos com sanitizante e as mãos com álcool-gel. Os visitantes também recebiam orientações de como se comportar durante a estadia no shopping, visando a prevenção ao coronavírus.
“A gente espera com essas ações – o uso adequado das máscaras, lavagem correta das mãos, uso adequado do álcool-gel – e já que o shopping foi aberto, já que o decreto municipal permite que o shopping seja aberto, que essas ações diminuam ao máximo o risco de uma possível transmissão do vírus, considerando que a grande maioria dos casos de covid são assintomáticos, a possibilidade de alguém assintomático estar circulando no shopping é bem grande. Então, se todas as pessoas estiverem protegidas, com máscara, com uso adequado dessa máscara, com a lavagem das mãos, com a higienização das mãos com álcool-gel, acredita-se que o risco de contágio possa ser diminuído”, explica a professora Alexandra Madureira, chefe do Departamento de Enfermagem da Unicentro.
Além da orientação oral, os visitantes do shopping também receberam dois panfletos. A intenção é que esse material impresso ajude durante a permanência no centro de compras e também, depois, em casa, para minimizar as dúvidas que a população ainda tem sobre a covid-19. Um dos folhetos, segundo a professora Alexandra, “tem orientações de cuidados, de prevenção da transmissão, da etiqueta respiratória e, também, tem o número do 0800 do município, de atendimento às dúvidas e de prevenção à covid”. Além desse, um segundo panfleto orienta sobre “o acesso a plataforma vitória, essa plataforma que foi desenvolvida pelo estado também para atendimento remoto às pessoas que estão com dúvidas ou com algum sintoma, para que elas tenham esse atendimento”. Só no sábado e no domingo, 1.000 famílias receberam as orientações ao entrar no shopping.
As ações, porém, tiveram início antes da reabertura. Na última quarta-feira, a Unicentro e a Secretaria Municipal de Saúde ministraram um treinamento, em dois turnos, pela manhã e a tarde, para funcionários do próprio shopping, empregados e proprietários das lojas. No total 120 pessoas receberam as informações sobre a importância da limpeza constante dos ambientes de uso comum, da higiene das mãos e do uso correto e intermitente das máscaras. O treinamento foi ministrado por duas funcionárias da Secretaria Municipal de Saúde – Audineia Martins Xavier e Simone Miranda Galicioli; por três professoras do Departamento de Enfermagem – Dannyele da Silva, Fernanda Eloy e Maria Regiane Trincaus; e por cinco bolsistas graduandas e recém-graduadas que atuam no projeto financiado pela Seti, que é a Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná – Alexsandra Borges Ludvick, Bruna Stuber, Marcieli Borba do Nascimento, Sara Rezende Medeiros e Thays Somer Pereira.